Milão pode pagar motoristas que trocarem carro por bicicleta

ciclistas usando bicicleta em milão

Apesar de todo charme dos italianos e da comida maravilhosa das nonnas, a Itália não conseguiu escapar de figurar em um triste ranking este ano: o de país que possui mais cidades com altos índices de poluição na Europa. Entre os 20 primeiros lugares, estão lá três metrópoles de suas metrópoles: Turin ( em um vergonhoso 3º lugar), Roma e Milão.

Em dezembro passado, a poluição em Milão tomou proporções assombrosas. Chamada de smog, a densa camada de poluentes, que ficou pairando no céu da cidade durante todo o mês, é formada de micropartículas, que, segundo especialistas, estão diretamente ligadas ao aparecimento de problemas respiratórios e pulmonares.

Para diminuir o nível da poluição, a prefeitura se viu obrigada a proibir a circulação de carros, motos e scooters no centro da cidade e a reduzir o valor do transporte público. Agora, Pierfrancesco Maran, secretário de Mobilidade e Meio Ambiente de Milão, quer lançar uma nova iniciativa: dar dinheiro para aqueles que deixarem o carro em casa e forem de bicicleta para o trabalho.

“Queremos que as pessoas tomem consciência de que andar de bike é muito mais saudável para elas e para a cidade”, diz Maran. O secretário não explicou ainda qual será o modelo de incentivo financeiro a ser utilizado. Ele está estudando outras iniciativas similares adotadas em países europeus. Uma das alternativas apontadas é o uso de um aplicativo que controlaria o uso da bicicleta, através da quilometragem e velocidade percorridas ou o percurso.

Milão fica num vale e por isso sofre com o efeito estufa. Sempre que há uma onda de calor, o ar quente demora a se dissipar, já que a cidade fica entre montanhas. Da mesma maneira, a poluição fica mais estagnada. Além disso, o Norte da Itália concentra toda a produção industrial do país, sentindo assim o reflexo direto dos gases poluentes liberados por fábricas e pelo transporte de bens.

Tornar a cidade italiana mais “amigável” às magrelas tem sido uma preocupação dos governos recentes. Nos últimos anos, o número de ciclovias em Milão dobrou e também as estações de compartilhamento de bicicletas, as BikeMi.

bicicleta em milão

Ponto da BikeMi, bicicletas públicas de Milão

No final do ano passado, o governo da Itália anunciou a criação de um fundo para soluções de mobilidade sustentáveis no valor de €35 milhões. Segundo o jornal britânico The Guardian, nas próximas semanas as cidades do país vão concorrer a uma fatia deste investimento.

Talvez o incentivo econômico não baste para convencer os milaneses, apaixonados confessos por carros e vespas (assim como os demais italianos), a trocar seus veículos por bicicletas, apontam alguns críticos de Maran. O que realmente move muitas pessoas a adotar a bike é o ganho de tempo. Em diversas cidades do mundo, é mais rápido chegar ao trabalho pedalando do que dirigindo ou até, usando o transporte público.

Entretanto, ciclistas precisam de segurança e ciclovias de qualidade. Além disso, empresas precisam se comprometer a estimular este hábito saudável em seus funcionários, através da oferta de estacionamentos para bicicletas, vestiários e chuveiros.

Em Copenhague, capital da Dinamarca, onde atualmente, 45% dos moradores pedalam para ir ao trabalho ou à escola, os ciclistas afirmam que “cycling isn’t ‘fun’, it’s transport”. Traduzindo: pedalar não é diversão, mas transporte. Por isso mesmo, o assunto é levado tão à serio naquele país. De acordo com uma pesquisa realizada lá, em 2010, 56% dos entrevistados afirmaram que usavam a bicicleta para chegar ao trabalho porque “é o meio mais rápido e fácil de andar na cidade”.

Leia também:
Semáforos inteligentes irão priorizar bicicletas e transporte público nas ruas de Copenhague
Noruega anuncia construção de ciclovias ao redor das maiores cidades do país
Ciclovia gigante na Alemanha pode tirar 50 mil carros das ruas
Estocolmo pode financiar uso de bicicleta aplicando multa em carro


Fotos: divulgação Comune Milano

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.