Mick Jagger ataca desmonte ambiental provocado por Trump

Mick Jagger ataca desmonte ambiental provocado por Trump

O Festival de Cinema de Veneza, na Itália, foi palco de muitas manifestações no último final de semana. Ativistas invadiram o tapete vermelho, por onde as celebridades costumam posar para fotos, para protestar contra as mudanças climáticas e a presença de grandes navios de cruzeiro no porto da ilha italiana.

Mick Jagger, que estava no festival, aplaudiu os protestos de centenas de jovens. “Estou feliz que estejam fazendo isso. Serão eles que herdarão o planeta”, disse o líder do Rolling Stones.

O cantor britânico aproveitou a oportunidade para criticar o comportamento de Donald Trump. Chamou o presidente dos Estados Unidos de mentiroso e grosseiro. E o acusou de fazer um desmonte das leis de proteção ambiental daquele país.

“Estamos em uma situação muito difícil no momento, especialmente nos Estados Unidos, onde todos os controles ambientais que foram implementados – que eram quase adequados – foram revertidos pelo governo atual”, condenou o roqueiro. “Os americanos deviam ser os líderes mundiais em controle ambiental, mas agora decidiram seguir o caminho contrário”.  

Desde que assumiu o cargo, Trump assinou uma série de decretos que derrubaram leis de preservação ambiental e de combate às mudanças climáticas criadas por seu antecessor, Barack Obama.

O ator americano Donald Sutherland também endossou as críticas de Jagger e mencionou ainda o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. “Eles estão contribuindo para a ruína do mundo”, disse.

Há poucas semanas, diversos ativistas e celebridades internacionais usaram as redes sociais para falar sobre as queimadas na Amazônia. As hashtags #PrayForAmazon (Reze pela Amazônia) e #ActForTheAmazon (Aja pela Amazônia) bombaram na internet. Apenas o post de Leonardo DiCaprio, criticando a atuação do governo brasileiro, teve mais de 2 milhões de “curtidas”

“A Amazônia brasileira – lar de 1 milhão de indígenas e 3 milhões de espécies – está queimando há mais de duas semanas. Houve 74 mil focos de incêndios desde o início deste ano – um aumento impressionante de 84% em relação ao mesmo período do ano passado (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil). Cientistas e conservacionistas atribuem a aceleração do desmatamento ao presidente Jair Bolsonaro, que lançou um convite aberto para que madeireiros e fazendeiros limpassem a terra depois de tomar posse em janeiro”, denunciou DiCaprio, que é Embaixador pela Paz das Nações Unidas.

Recentemente, também, um estudo internacional inédito apontou que Brasil e Estados Unidos lideram retrocesso ambiental nos últimos 20 anos. O levantamento analisou a extinção, a redução de tamanho e a diminuição de restrições de áreas protegidas em 73 países. Em nosso país, cerca de metade da remoção legal de proteções foi feita para autorizar a construção de represas hidrelétricas

*Com informações da Rolling Stone e da CNN

Leia também:
Governo Trump volta a autorizar uso de bombas de cianureto para matar animais silvestres
Arquitetos instalam gangorras na fronteira México/EUA em protesto contra políticas migratórias de Trump
Campanha para reeleição de Trump vende canudos plásticos para arrecadar dinheiro
Trump afirma que “barulho das turbinas eólicas provoca câncer”
Trump volta a debochar do aquecimento global diante de onda de frio polar que castiga os Estados Unidos
Trump quer “flexibilizar” lei de 100 anos de proteção a aves migratórias

Foto: reprodução Facebook Mick Jagger

Um comentário em “Mick Jagger ataca desmonte ambiental provocado por Trump

  • 10 de setembro de 2019 em 12:58 PM
    Permalink

    Acabei de encontrar este post sem querer e fiquei muito feliz! Por favor, sempre poste notícias assim! Vou querer sempre saber sobre pessoas que defendem o meio ambiente, principalmente famosos!

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.