PUBLICIDADE

México planta 18 milhões de árvores para combater a poluição

México planta 18 milhões de árvores para combater a poluição

Parece que as árvores saíram ganhando nesta última semana. Primeiro, a Índia fez uma maratona de 24 horas de plantio de árvores para quebrar o recorde anterior. Agora, é a vez de o México anunciar um plano ambicioso: plantar 18 milhões de árvores em sua capital, a Cidade do México, para combater a poluição do ar.

Na Cidade do México, circulam diariamente 5,4 milhões de veículos. A esperança do Ministro do Meio Ambiente do México, Rafael Pacchiano, é que esse reflorestamento histórico ajude a reforçar o cinturão verde da megalópole e reduza a poluição do ar na região. As árvores serão plantadas no entorno da cidade e em subúrbios próximos.

A qualidade do ar estava tão ruim na Cidade do México no começo do ano que as autoridades tiveram de restringir o tráfico de veículos entre os meses de abril e junho. O governo forçou os carros a ficarem em casa, pelo menos, um dia da semana. A cidade também pretende substituir 1.000 táxis com mais de dez anos por carros híbridos, além de modernizar veículos de transporte de carga e de passageiros.

Vale dizer que plantar árvores não é meramente uma questão estética, mas de sobrevivência da nossa espécie. Além de proporcionar boa parte do oxigênio que respiramos, as árvores ajudam a regular o clima e abrigam inúmeras espécies. Resumo da ópera: é impossível viver de forma saudável e sustentável sem elas.

E não devemos apenas depender das árvores! Todos nós podemos ajudar a reduzir a poluição do ar nas cidades em que vivemos. Um jeito possível é reduzir quantas vezes dirigimos carros e passarmos a utilizar mais o transporte público. Outra forma é reduzir a quantidade de carne do cardápio e adotar uma dieta com mais frutas, legumes e vegetais – isso porque a criação de animais é uma grande fonte de emissões de gases de efeito estufa no mundo.

Foto: Yerbaby/Pixabay

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE