Meninas só usam cosméticos sem químicos por três dias e resultados surpreendem

Meninas só usam cosméticos sem químicos por três dias e resultados surpreendem

O que você realmente está passando no corpo todos os dias? Para responder a esta pergunta, cem meninas adolescentes nos Estados Unidos foram convidadas a participar de um estudo que pretendia investigar os efeitos dos cosméticos na saúde. Por três dias, elas pararam de usar seus shampoos, maquiagens e cremes tradicionais e os substituíram por produtos sem químicos. Os resultados foram surpreendentes.

Conduzido por pesquisadores da UC Berkeley e pela Clinica de Salud del Valle de Salinas, nos EUA, o estudo – batizado de Hermosa (sigla para Health and Environmental Research on Makeup of Salinas Adolescents) – demonstra que mesmo uma pequena pausa no uso de certos tipos de cosméticos pode levar a uma redução significativa de alguns químicos que desregulam hormônios corporais. O projeto envolveu toda a comunidade de Salinas, na Califórnia, e um time de jovens pesquisadores da Chamacos Youth Council.

Para fazer a transição de cosméticos convencionais, os pesquisadores entregaram às adolescentes participantes produtos de higiene pessoal que não tivessem químicos indicados no rótulo, tais como ftalatos, parabenos, triclosan e oxibenzona – associados em estudos recentes a problemas neurológicos comportamentais, obesidade e câncer.

Substâncias como estas são amplamente utilizadas na fabricação de produtos de higiene pessoal, incluindo cosméticos, perfumes, produtos capilares, sabonetes e protetores solares. Em estudos realizados com animais, já foi provado que esses químicos interferem no sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios, que, por sua vez, influenciam na atividade de vários órgãos do corpo.

Por que um estudo só com meninas adolescentes? Kim Harley, principal autor do estudo e diretor associado do Centro de Pesquisa Ambiental e Saúde Infantil da UC Berkeley, explica: “Como mulheres são as consumidoras primárias de muitos produtos de beleza, elas podem estar desproporcionalmente expostas a estes químicos. Meninas adolescentes podem estar correndo um risco específico, já que passam por um rápido desenvolvimento reprodutivo e pesquisas apontam que elas usam ainda mais produtos de cuidados pessoais por dia do que uma mulher adulta.”

3 dias sem químicos nos cosméticos: resultados

Ao analisar amostras de urina das participantes antes e depois dos três dias de uso de maquiagem, shampoo e cremes sem químicos, os pesquisadores observaram uma queda significativa desses químicos no corpo das adolescentes. Por exemplo, metabólitos (o produto do metabolismo de determinada substância) de ftalato de dietila caíram 27,4% no final do período de testes.

Além disso, metilparabenos e propilparabenos, utilizados como preservativos dos cosméticos, caíram 43,9 e 45,4%, respectivamente. Tanto o triclosan, encontrado em sabonetes antibacterianos e em algumas marcas de creme dental, e benzofenona-3 (BP-3), utilizado em protetores solares sob o nome oxibenzona, caiu 36%.

Surpreendentemente, houve um pequeno aumento na concentração de dois parabenos menos comuns. Segundo os autores do estudo, os níveis eram pequenos e podem ter sido causados por contaminações acidentais das amostras.

Cosméticos orgânicos são alternativa

Para Maritza Cárdenas, uma das autoras do estudo, um dos objetivos da pesquisa foi criar consciência entre as meninas participantes das substâncias químicas encontradas em produtos de uso cotidiano e, por fim, tornar as pessoas mais conscientes do que estão usando. “A queda de nível dos produtos químicos após apenas três dias mostra que ações simples podem ser colocadas em prática. Uma delas é escolher produtos com menos químicos. Isso já faz a diferença”, diz.

Inclusive, Maritza disse que os resultados apresentados pelo estudo a levaram a repensar sua própria escolha de produtos de higiene pessoal. “Desde a pesquisa, eu tenho tentado usar mais cosméticos orgânicos. Mas eu sei que é difícil, especialmente para estudantes adolescentes, que não têm muito dinheiro. Todos nós tendemos a comprar o que está em promoção. Mas eu decidi gastar mais em produtos com menos químicos por conta do efeito deles no futuro”, conta.

E se você não consegue fazer a melhor escolha quando compra porque os cosméticos orgânicos são mais caros, a pesquisadora aconselha a, pelo menos, reduzir o uso dos produtos que compra.

Que tal colocar isso em prática agora? Quando for comprar seus produtinhos de beauté, fique de olho nos rótulos e fuja dos ftalatos, parabenos, triclosan e BP-3!

Foto: Domínio Público

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.

Um comentário em “Meninas só usam cosméticos sem químicos por três dias e resultados surpreendem

Deixe uma resposta