‘Martírio’ e ‘O Jabuti e a Anta’ estão entre os filmes selecionados para o festival CineAmazônia

cineamazonia-o-jabuti-e-a-anta

De 22 a 25/11, o Teatro Banzeiros, em Porto Velho (Rondônia), exibirá os 44 filmes escolhidos – entre 434 inscritos – para participar da mostra competitiva do 14º. Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental ou CineAmazônia. São ficções, animações, documentários e filmes experimentais, em curta, média e longa metragens. Entre eles, há oito filmes estrangeiros.

A premiação da mostra competitiva acontecerá em 26/11 e apresentará os melhores filmes nas quatro categorias, como também os melhores em roteiro, trilha sonora, fotografia, linguagem e direção, além da atriz e do ator que mais se destacaram.

A novidade do evento deste ano (que é aberto ao público e tem entrada gratuita) fica por conta da principal premiação da noite (melhor longa-metragem) para a qual concorrem apenas documentários: Martírio, de Vincent Carelli (PE), O Jabuti e a Anta (foto), de Elisa Capai (SP) – ambos sobre a resistência indígena –, A Suplicação – Vozes de Chernobyl, de Paul Cruchten (Luxemburgo) e Semente, a História Nunca Contada, de Taggart Siegel e Jon Betz (EUA).

Também será divulgado o escolhido pelo júri popular, que receberá o troféu Esperança.

Além dos filmes da mostra competitiva, foram selecionados outros que participarão das mostras paralelas do CineAmazônia: Escola Vai ao Cinema, Cinema no Bairro e Cinema no Terreiro.

Leia também:
Na Mostra Internacional de Cinema de SP, a inspiradora resistência de índios, refugiados e sem teto
Martírio, um filme que o Brasil precisa ver
Aldeia SP: resistência e poesia no cinema indígena brasileiro 

Um comentário em “‘Martírio’ e ‘O Jabuti e a Anta’ estão entre os filmes selecionados para o festival CineAmazônia

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.