PUBLICIDADE

Marca de jeans recebe duras críticas por campanha com modelos brancos desfilando em tribo indígena

Marca de jeans recebe duras críticas por campanha com modelos brancos desfilando em tribo indígena

A intenção era homenagear a Amazônia, seus povos e sua biodiversidade. Mas a estratégia escolhida pelo marketing da marca Paco Jeans foi péssima e gerou muita polêmica e indignação nas redes sociais.

Para ilustrar sua coleção para o verão 2020, a empresa levou dois modelos – brancos, de olhos claros e com corpos perfeitos -, para desfilar as peças da marca em uma tribo e ter, como ‘pano de fundo’, indígenas.

Na foto abaixo, a modelo olha fixamente para a câmera, enquanto alguns dos ‘figurantes’ indígenas olham para o chão ou lado, em uma imagem que nos remete a uma secular e inaceitável, nos dias de hoje, submissão.

Devido à péssima repercussão que a campanha teve nas mídias sociais, os comentários no Instagram da Paco Jeans foram bloqueados, mas no Twitter, os internautas ainda mostram a irritação dos brasileiros com a falta de noção da equipe de comunicação da marca.

“A maioria das pessoas aponta o claríssimo aspecto fake da ideia, outros criticam a apropriação de aspectos da vida dos indígenas para vender algo que não tem nada a ver com esse povo”, diz o jornalista Fernando Rodrigues, que foi quem me chamou a atenção sobre a notícia.

Abaixo, alguns dos comentários pincelados do Twitter:

“Esse negócio da #pacojeans só mostra o tanto que o povo não tem respeito por nada”…

“Eu tô a pelo menos uma hora vendo o trabalho de um fotógrafo (muito bom, por sinal) que fez uma campanha temática INDÍGENA pra #pacojeans. Sim, isso aí. Uma campanha tema indígena… pra uma loja de calça jeans“…

“Tamo quase chegando em 2020 e a branquitude não quer desapegar do passado. É só olhar p campanha publicitária da #pacojeans, que insiste em colocar uma etnia INTEIRA como alegoria pra vender suas roupas com direito a homem branco de cocar”…

O Conexão Planeta tentou entrar em contato com a Paco Jeans para ouvir o posicionamento da marca sobre as duras críticas recebidas. Enviamos e-mails para a área de marketing e para o gerente de marketing do grupo, através do LinkedIn. Como hoje é feriado (15/11), ainda não obtivemos resposta.

A Paco Jeans faz parte do Grupo MPL, com sede em Goiânia.

Desde seu lançamento, o Conexão Planeta preza pela defesa e valorização dos povos indígenas brasileiros. Ao longo dos últimos quatro anos, por exemplo, no blog Ameríndios do Brasil, o fotógrafo e documentarista Renato Soares mostra seu trabalho, em viagens para retratar a expressão cultural do país e a identidade dos povos indígenas. Com seus textos e imagens, o indigenista quer fortalecer ainda mais sua missão, revelando aspectos únicos de sua convivência com esses povos e torná-los mais conhecidos do público, para que sejam respeitados e ouvidos. Afinal, ninguém protege o que não conhece.

Também divulgamos, constantemente, a batalha dos indígenas brasileiros, em nossas notícias, pela garantia de proteção e segurança de seus povos e suas terras.

Para nós, o uso da imagem de indígenas, completamente deslocados, em uma campanha de moda, é uma agressão à sua cultura e a tudo o que eles representam.

Fotos: reprodução redes sociais Paco Jeans

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Taylor
Taylor
2 anos atrás

Tô até agora tentando entender qual o crime ou pecado da campanha. Que mundo vitimista e histérico é esse?!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE