Maravilhas do pequeno mundo: fotografias premiadas no concurso Afnatura

fotografias de fungos, inseitos e flora

Eles são pequenos. Muitas vezes, minúsculos. Mas de beleza e perfeição inacreditáveis. Iguais aos grandes da vida selvagem. Apesar de seu tamanho, são essenciais para o equilíbrio e funcionamento harmônico de seus ecossistemas.

Eles são as espécies do Pequeno Mundo: insetos, fungos e plantas. A categoria foi uma das cinco – Paisagem Brasileira; Fauna; Subaquática e O Homem e a Natureza foram as demais – escolhida para fazer parte do 1o Concurso Afnatura de Fotografia de Natureza, promovido pela Associação dos Fotógrafos de Natureza.

Ontem (28/01), começamos a mostrar aqui no Conexão Planeta as fotografias dos grandes vencedores. No primeiro post, você conferiu os ganhadores da categoria Fauna.

Agora convidamos você a ver estes registros impressionantes da categoria Pequeno Mundo.

1ºLugar

Jefferson Allan Geraldo

Relato do autor: “Eu moro em chácara e vejo milhares de insetos o dia todo, encontrei este marimbondo vermelho caído no solo e o peguei para fazer o empilhamento de foco em estúdio. Tive dificuldade com a luz, deu muito trabalho para acertar a luz perfeita, mas consegui e gostei do resultado final.”

fotografias de fungos, inseitos e flora


Menções Honrosas

Jefferson Allan Geraldo

Relato do autor:”Encontrei essa cigarrinha aqui na chácara e fiz o empilhamento de foco em campo no pé de acerola. Sendo que o grau de dificuldade é bem maior em função da mesma estar viva e não parar de se mexer, com isso, tive que tirar mais fotos para poder fazer o empilhamento e obter um melhor resultado.”

- - - 04-2- Jefferson Allan Geraldo Macro menção-800_original


Giancarlo Zorzin

Relato do autor:“Essa fotografia foi tira ao nível do solo, utilizando o citado tripé. Tirada em 23 de junho de 2013, em um remanescente florestal de Pontes e Lacerda/MT. Nessa época inúmeras espécies de fungos surgem no solo da floresta amazônica após as chuvas. Deitado no chão me aproximei ao máximo dos fungos, e o uso de uma super grande angular valorizou a perspectiva, permitindo ainda incluir o sub-bosque e demais estratos da floresta.”

fotografias de fungos

 

Hélio Soares Júnior

Relato do autor: “Essa macrofotografia foi registrada num bosque municipal situado na cidade de Marília-SP, no dia anterior que realizei a fotografia havia chovido muito, propiciando assim o crescimento desse tipo de fungo amarelo, assunto que me chamou a atenção. Trabalhando com a luz e contrastando com fundo escuro, quis que o fungo lembrasse chamas saindo do chão. A  formiga que passou pertence ao gênero Pheidole, é um dos grupos animais mais abundantes no planeta terra, já foram descritas mais de mil espécies.”

- - - 04-2- Hélio Soares Júnior - macro menção - 2609

 

Emir Hermes Bemerguy Filho

Relato do autor: “A fotografia foi feita no dia 06 de dezembro de 2012 no Parque Estadual do Utinga, em Belém (PA), numa manhã de sol forte. Estava com minha esposa e, quando vi a lagarta, minha primeira impressão foi de ser uma cobra. Só ao chegar mais perto notei o criativo disfarce.”

- - - 04-2 Emir Hermes Bemerguy Filho - macro menção-IMG_6235 - 30 x 20

 

Fotos: divulgação Afnatura

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Maravilhas do pequeno mundo: fotografias premiadas no concurso Afnatura

Deixe uma resposta