Mar de sangue em matança (legal) de baleias nas Ilhas Faroe


Mar de sangue em matança (legal) de baleias nas Ilhas Faroe

Esta é uma tradição ancestral, que já tem mais mil anos entre os moradores das Ilhas Faroe, ao norte da Escócia. O arquipélago, que tem governo independente, fica entre a Islândia e a Noruega, mas pertence ao reino da Dinamarca.

Todavia, a cada vez que ela acontece, choca o mundo inteiro e provoca revolta entre ambientalistas e organizações de proteção aos animais. E foi exatamente o que aconteceu, mais uma vez, há duas semanas, em Sandavágur, ao oeste da ilha de Vágar. O mar virou vermelho depois que dezenas de baleias-pilotos (Globicephala) foram mortas no local.

A tradição chamada de grindadráp, ou simplesmente grind, consiste no encurralamento de baleias e golfinhos em uma baía e a posterior matança dos cetáceos. Eles são levados até ali por barcos, e quando encalham na água de pouca profundidade, são facilmente mortos com facões. Geralmente é feito um corte no pescoço e depois, na coluna cervical.

As “regras” para a matança determinam que a morte da baleia deve ser rápida e sem sofrimento. Os envolvidos na prática precisam fazer curso e ter uma licença.

Segundo a população local, a tradição promove a cultura e o senso de comunidade entre os moradores e também, fornece alimento (a carne da baleia), que é estocado durante vários meses.

Um artigo publicado, em 2013, pela Society & Nature Resources, estimou que anualmente, cerca de 840 baleias e 75 golfinhos são mortos durante a grindadráp.

Os moradores das Ilhas Faroe alegam que a população de baleias-piloto no Atlântico Norte é de 778 mil indivíduos e “apenas” 100 mil vivem na região do arquipélago. Segundo a associação que organiza o grindadráp, a chacina seria uma atividade sustentável.

As imagens que ilustram este post foram feitas pelo estudante Alastair Ward, que as reproduziu no Twitter. A organização Blue Planet Society reagiu logo em seguida, nas redes sociais, afirmando que “A tradição é arcaica e o país precisa se juntar ao século 21”. E escreveu ainda: “Estas pessoas não têm respeito, empatia e nem necessidade (pela carne da baleia). Isso é diversão para eles”.

*Com informações da National Geographic e da CNN Environment 

Leia também:
Japoneses matam mais de 300 baleias para “pesquisas científicas”
Baleia cachalote encontrada morta na Espanha tinha 29 kg de plástico no estômago
“Meu encontro com as baleias jubartes”

Fotos: reprodução Twitter Alastair Ward

Um comentário em “Mar de sangue em matança (legal) de baleias nas Ilhas Faroe

  • 21 de julho de 2022 em 2:30 PM
    Permalink

    Não percebo o porquê desta atrocidade à vida animal e nem percebo porque não travam esta barbaridade, um coração com bondade jamais faria isto devem ser pessoas muito desprovidas de amor. Uma pessoa normal ao ver isto fica traumatizada.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.