Manjar vitaminado, a sobremesa que vai te alegrar por inteiro

manjar

Quando acaba o prato principal, vem aquele pensamento de que “falta um docinho”. Sobremesas podem – e devem – trazer benefícios ao corpo, tanto quanto a salada. Mas isso é possível? Sim!

Nesta receita de manjar você vai encontrar uma combinação perfeita de vitaminas A, C, E, ferro e gorduras boas, que unidas potencializam a absorção delas mesmas e de todas outras consumidas durante a refeição.

Cenoura e beterraba são grandes amigas desde entradas até sucos. Uma completa a outra, e assim criam uma bomba de betacaroteno, substância que protege o organismo, é anticancerígena e rejuvenescedora, além de colaborar, e muito, com um lindo bronzeado.

O leite de coco foi o eleito pelo seu sabor naturalmente adocicado, mas suas propriedades ultrapassam o paladar. Rico em gorduras boas, entre estas o ácido láurico, que fortalece o sistema imunológico e aumenta o HDL (colesterol bom).

Para fechar com chave de ouro, ou melhor, com muita vitamina C e todo sabor azedinho que vem junto, vamos usar a goji berry*. Originária da China, esta frutinha é conhecida como a fruta da longevidade por possuir grande quantidade de antioxidantes e até 40 vezes mais vitamina C do que a laranja. O consumo de alimentos ricos em vitamina C durante as principais refeições é de extrema importância para a correta absorção do ferro contido em vegetais.

Agora que já falei da parte que nutre o corpo, vem comigo para a parte que alegra a alma.

Manjar Vitaminado

INGREDIENTES 

Para a calda
1 beterraba média
½ xícara de açúcar mascavo
100 ml de água
50 gramas de goji berry secas

Para o manjar
400 ml de leite de coco
1 cenoura média
½ xícara de goma de tapioca
½ xícara de açúcar mascavo
5 colheres de sopa de coco ralado
Óleo de coco para untar

MODO DE PREPARO

Inicie preparando a calda. Em um liquidificador, coloque a beterraba já descascada e cortada em cubos com a água e o açúcar mascavo. Bata até formar um suco. Coe com o auxílio de uma peneira fina para ficar apenas o suco, sem fibras. Coloque este suco em uma panela antiaderente e deixe ferver por 5 minutos. Reserve.

Para o manjar, misture a cenoura também descascada com o leite de coco e o açúcar no liquidificador. Certifique-se que esteja bem cremoso e homogêneo. Você pode peneirar também, caso não queira sentir as fibras da cenoura. Particularmente, acredito que as fibras deixam uma textura agradável.

Coloque este creme em uma panela antiaderente e acrescente a goma de tapioca e o coco ralado. Após misturar bem, ligue o fogo baixo. Mexa constantemente até começar a desgrudar do fundo.

Unte quatro recipientes individuais ou uma tigela de 20cm de diâmetro com o óleo de coco. Espalhe as goji berries no recipiente e cubra com a calda. Despeje o manjar ainda quente e uniformize com uma colher se necessário.

Guarde na geladeira por no mínimo quatro horas ou até a hora de servir.

*A goji berry pode ser encontrada em mercados e casas de cereais sempre secas, semelhante a uva passa, porém vermelha.

Foto: Frany Müller

Ecoculinarista, educadora, mãe e vegana. Amante da poesia que é cozinhar, se dedica a mostrar, através de sabores, que é possível ter uma vida saudável e muito gostosa. Cofundadora do projeto “Guria Verde – culinária funcional”, ensina o preparo de receitas alternativas descomplicadas e saudáveis para as delícias que conhecemos desde a infância e amamos até hoje. Realiza palestras e workshops sobre alimentação

Frany Müller

Ecoculinarista, educadora, mãe e vegana. Amante da poesia que é cozinhar, se dedica a mostrar, através de sabores, que é possível ter uma vida saudável e muito gostosa. Cofundadora do projeto "Guria Verde - culinária funcional", ensina o preparo de receitas alternativas descomplicadas e saudáveis para as delícias que conhecemos desde a infância e amamos até hoje. Realiza palestras e workshops sobre alimentação

Deixe uma resposta