‘Mais Música, Menos Lixo’: com seu novo álbum, Adriana Calcanhoto se engaja pela preservação dos oceanos

Ela nunca escondeu sua ligação e preocupação com os oceanos, mas agora o engajamento está mais evidente. Ao lançar o novo álbum, este mês – Margem – Adriana Calcanhoto completa sua trilogia sobre o mar, iniciada em 1998 com Marítimo e seguida por Maré, em 2008. 

poesia e o romantismo estão presentes, mas este álbum tem um tom mais sério porque fala de urgência. Produzido paulatinamente durante dez anos, fala de amor, ao mesmo tempo que da degradação. Nele podem estar refugiados perdidos nos mares, cruzeiros luxuosos e plásticos engolidos pelos peixes servidos em qualquer refeição. Adriana nos convida a dar um mergulho com ela nesse caos. E refletir. 

“As águas não são as mesmas”, contou ao site Papel Pop. O que era azul, infinito e belo transformou-se no produto de uma “tragédia anunciada”. Ela diz: “É uma constatação do que nossa espécie fez e faz com o mar. E agora que os bebês estão comendo microplástico? A pressa é muito maior. Meus outros dois discos do mar não tinham esse sentido de urgência”. 

Por isso, a cantora tornou-se parceira do Projeto Route Brasil, a ação Mais Música, Menos Lixo pela sustentabilidade dos oceanos. Para participar é preciso ser usuário do Spotify, acessar a página do projeto (link acima), fazer login como usuário do Spotify, ouvir a música Dessa Vez e retornar à página inicial para clicar em Validar Play.

A cada execução integral da música, um plástico será recolhido das praias. Quem tiver mais plays – é só participar diversas vezes, voltando à página com intervalo de 50 minutos e refazendo o processo –, ganhará um kit especial desse movimento. Mas a promoção só vai até 28 de junho. 

Em 8 de junho, os voluntários do Projeto Route deram um abraço gigante nas praias da Barra da Tijuca, Reserva e Recreio. Era um ato simbólico que se transformou numa imensa limpeza de praia, com a adesão de cerca de 15 mil pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais. 

Agora, com a parceria com Adriana e o Spotify, a iniciativa estará mais uma vez no Rio de Janeiro, em 1º. de julho, para uma mobilização de limpeza.

Pra quem não sabe, o Projeto Route foi criado em 2011 para ser “uma rota de referência nacional em soluções que minimizam o impacto do consumo humano nas praias, rios, mares e lagoas, atuando em dez estados brasileiros”. 

Por meio de mutirões e de atividades de educação ambiental, o projeto reúne voluntários para limpar a sujeira que banhistas promovem todos os dias pelo Brasil e outros lugares do mundo e que navega pelos mares, vindo parar em nossa costa, e vice-versa.  A ideia é promover conscientização sobre a importância de preservar – para que não se jogue mais lixo nas praias -, mas também conquistar corações que possam ajudar a recolher o lixo que ainda polui as águas do planeta.

Agora, assista ao vídeo sobre o abraçaço que o Projeto Route promoveu no inicio de junho no Rio de Janeiro e, em seguida, o clipe da música Dessa Vez, de Adriana Calcanhoto, que participa da ação pelos oceanos. Em seguida, corre lá no Spotify para participar da iniciativa.

Fontes: Papel Pop, O Globo, Divulgação

Fotos: Divulgação

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta