Mais de 200 filhotes de papagaios-verdadeiros são resgatados do tráfico de animais

A foto acima e o vídeo ao final deste post mostram uma realidade muito triste: que o tráfico de animais no Brasil ainda acontece e diariamente, centenas de espécies são retiradas da natureza para a venda clandestina.

O flagrante foi registrado pela organização Projeto Papagaio-Verdadeiro, que trabalha pela proteção e conservação desta espécie de ave.

A apreensão de 175 filhotes de papagaio-verdadeiro foi feita na semana passada pela Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul. “A maioria dos animais era muito nova, e nesta fase, eles necessitam de alimento (morninho) com muita frequência para sobreviver e também, do calor do ninho e dos pais… Ou seja, se não tivessem sido apreendidos, a maioria iria morrer de fome. Uma perda gigantesca para a região da Bacia do Rio Paraná, um crime absurdo”, desabafou no Facebook Gláucia Seixas, fundadora da ONG.

A polícia também fez outra apreensão recentemente, desta vez de 32 filhotes, no município de Novo Horizonte do Sul.

“São mais de 200 papagaios-verdadeiros retirados da natureza. E estes são os apreendidos, provavelmente uma parcela mínima do que é realmente traficado. Um baque também para nós, do Projeto Papagaio-Verdadeiro, que monitoramos 161 ninhos e nos sentimos impotentes quando isso acontece. Isso só reforça nossa crença de que temos muito trabalho pela frente, se não quisermos ver esta espécie na lista de animais ameaçados de extinção”, afirmou Gláucia.

Papagaios escondidos em caixas pelos traficantes

Também conhecido como papagaio-trombeteiro, papagaio-curau ou papagaio-comum, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é a espécie mais capturada para abastecer o comércio de animais de estimação, tanto dentro como fora do Brasil. Desde 1998, foram 10 mil papagaios apreendidos no Mato Grosso do Sul. “O Centro- Oeste é considerado a segunda região “fornecedora” de animais para o comércio ilícito do eixo Rio de Janeiro-São Paulo”, revela a pesquisadora.

E por que ele é tão procurado? “Porque este papagaio é considerado o melhor “falador” dentre todas as espécies de papagaios do Brasil (são 13 espécies que ocorrem no nosso território). Por isso, inclusive, seu nome popular é “papagaio-verdadeiro”, uma vez que aprende a imitar a fala humana com poucos meses de vida. Isso o torna muito apreciado pelas pessoas, como animal de companhia”, explica.

Infelizmente, muitas das aves tiradas de seus ninhos acabam perdendo a vida antes mesmo de serem vendidas. Morrem de fome ou sede, em caixas superlotadas de pássaros.

Mais de 200 filhotes de papagaios-verdadeiros são resgatados do tráfico de animais

Um macho cuidando do ninho

Há 20 anos, a pesquisadora Gláucia Seixas, em parceria com o Parque das Aves, centro de recuperação e conservação de aves, localizado em meio à Mata Atlântica, ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, luta pela sobrevivência do papagaio-verde na região do Pantanal e mais recentemente, no Paraná.

É na época de sua reprodução – entre setembro e dezembro -, que a espécie fica mais ameaçada. Traficantes atacam os ninhos, levando os filhotes. Ao nascer, os filhotes não tem penas, mas mesmo depois de ganhá-las, ficam ao lado dos pais até o próximo período de acasalamento. Um papagaio-verdadeiro pode viver até os 80 anos.

Filhote sendo pesado pela equipe do Projeto Papagaio-Verdadeiro

Por isso, além do trabalho de pesquisa biológica e monitoramento de ninhos, a equipe do Projeto Papagaio-Verdadeiro também conscientiza e educa a população sobre a importância da proteção da espécie e faz alianças com governos e entidades para o combate ao tráfico de animais.

A principal recomendação dos pesquisadores é: não compre animais retirados da natureza, não financie este sofrimento! Outra forma de coibir o tráfico de papagaios é denunciando lojas e pessoas que vendem estas aves para as autoridades ambientais de todo o Brasil.

“Criar um papagaio tirado de seu habitat, além de ilegal, pode contribuir para a extinção da espécie”, lembra Gláucia. “Se não houver comprador para as aves do tráfico, não haverá motivos para capturá-las e, certamente, as populações nativas serão um pouco mais preservadas”.

Então, espalhe agora a hashtag #TráficoTôFora nas suas redes sociais!


Fotos: divulgação Projeto Papagaio-Verdadeiro

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.