PUBLICIDADE

Maior ciclovia elevada do mundo tem 7,5 km e fica na China

Em fevereiro, a cidade litorânea de Xiamen, na província de Fujian, no sudeste da China, entrou para o mapa mundial da mobilidade urbana sobre duas rodas: inaugurou a primeira ciclovia elevada do país e a maior do mundo, com 7,5 quilômetros de extensão.

O projeto é do mesmo escritório dinamarquês – Dissing + Weitling – que desenhou a Bicycle Snake de Copenhague, passarela inaugurada em junho de 2014, que atende pedestres e ciclistas e tem 235 metros.

A ciclovia de Xiamen – que, em alguns pontos, chega a ter cinco metros de altura! (foto ao lado) – funciona das 6h30 às 22h30 e liga cinco bairros residenciais e três centros financeiros. Oferece conexão com outros sistemas de transporte público, o que facilita os deslocamentos diários da população. Ao longo do trajeto, são 13 conexões: 11 delas em paradas de ônibus e duas em estações de metrô.

A megaciclovia ainda conta com estações de bicicletas públicas (são mais de 300 à disposição) e é muito bem iluminada (cerca de 13 mil pontos!) para garantir a segurança dos ciclistas à noite.

Mas ela não é só dos bikers!!! Embora projetada para favorecê-los, a nova ciclovia também dispõe de espaços para a circulação dos pedestres, devidamente sinalizados com cores diferentes no piso.

A ciclovia tem capacidade para receber cerca de 2 mil ciclistas por hora e o governo estima que, neste primeiro semestre, devem circular por ela mais de 3,5 milhões de pessoas. Sem dúvida, um convite para deixar o carro em casa, o que ajuda a melhorar o trânsito e também colabora para a redução da poluição do ar.

No site da agência de notícias Xinhuan, a reportagem Primeira ciclovia elevada da China entra em fase de testes apresenta duas imagens lindas que revelam ainda mais o impacto da obra.

Agora, para entender melhor a dimensão da obra e seu impacto na cidade de Xiamen, assista ao vídeo de um programa de TV local… em chinês. E, em seguida, um tour pela megaciclovia chinesa:

Fotos: Reprodução

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Walker
7 anos atrás

Olá Mônica.
Parabéns pela matéria!
Já espalhei a notícia aqui em BH, como você pode ver no link abaixo.
http://caminhada.org/2017/03/15/acima-de-tudo-a-ciclovia/
Grande abraço!
José Walker.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE