PUBLICIDADE

Madri abre espaço para ciclistas, pedestres e árvores, em sua principal avenida


Seguindo a tendência mundial de humanizar as cidades, a capital da Espanha remodelará sua principal Avenida, a Gran Via. O projeto foi apresentado na semana passada (25/5) pela prefeita Manuela Carmena e nitidamente privilegia pedestres e ciclistas. Como é desejável em qualquer cidade que se importa, de verdade, com as pessoas, os carros particulares perderão espaço.

Assim, serão criadas faixas exclusivas para bicicletas – a ideia é que esse transporte se integre com o restante do tráfego – e as calçadas serão ampliadas para que os pedestres circulem e as ocupem com mais facilidade. Elas também receberão árvores e seis praças serão reformadas no entorno.

Parte da avenida, terá quatro faixas: duas para transporte público e as outras duas para ciclofaixas, nas quais as bicicletas compartilham o espaço com os carros (que não podem passar de 30km por hora). Somente na subida, os ciclistas contarão com uma faixa exclusiva, por conta da inclinação da rua, e a avenida terá cinco pistas.

Para incentivar os ciclistas a adotar a avenida nessa condição, a prefeitura promete se empenhar num plano de pacificação do trânsito, exigida pelas associações de ciclistas da cidade. Por esse motivo, também, a avenida ficará restrita aos moradores da cidade.

De acordo com a prefeitura, as obras devem durar cerca de oito meses, o que significa que em janeiro de 2018 os madrilenhos poderão experimentar o novo sistema.

Agora, veja como é a Gran Via, hoje e compare-a com o projeto apresentado na foto que abre este post. Onde você gostaria de viver?

Me lembra o projeto de cidade que o ex-prefeito Fernando Haddad havia definido para a capital paulista e que o novo prefeito ignorou, antes mesmo de assumir o cargo. Essas iniciativas só me deixam com saudades do governo anterior, mesmo com a falta de uma política ambiental, que marcou essa administração.

Imagens: Divulgação/Prefeitura de Madri

Comentários
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nicole Grosso
Nicole Grosso
6 anos atrás

Prezada Mônica, o ex-prefeito de quem você sente tanta saudade deixou a nossa cidade (não sei se você mora em SP) ao abandono! Suja, com todas as ruas esburacadas, mal iluminada, com obras atrasadas e as tais ciclovias pelas quais ele tinha verdadeira obsessão (como se fossem prioritárias numa cidade com tantos problemas) “jogadas” sem nenhum planejamento, obstruindo faixas de trânsito de carros e cruzamentos, sem contar a péssima qualidade do material empregado e a ausência total de manutenção. Saudades de que, Mônica?

José Walker
6 anos atrás

Parabéns pelo artigo Mônica!
Vou divulgar aqui em BH, através do caminhada.org.
Quem sabe assim, através de divulgação em rede, nossos administradores se conscientizem da importância de também humanizar as grandes cidades brasileiras?

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE