PUBLICIDADE

Lenços umedecidos se transformam em vilões de esgotos e oceanos

lenços umedecidos

Algumas comodidades ficaram tão baratas e acessíveis na vida moderna, que nem paramos para pensar qual será o impacto delas sobre o meio ambiente após o nosso descarte. É o caso, por exemplo, dos lenços umedecidos, aqueles usados para limpar o bumbum do bebê ou ainda, tirar a maquiagem do rosto. Em alguns países, já há lenços umedecidos também para a limpeza da casa.

Apesar de muitos fabricantes anunciarem que seus produtos são biodegradáveis ou recicláveis, dificilmente eles o são. Para fabricá-los, em geral, usa-se uma combinação de algodão, polpa de madeira e micropartículas plásticas.

A prova de que lenços umedecidos não se decompõem como o papel higiênico, por exemplo, é que os primeiros são um dos principais causadores de entupimento de privadas e redes de esgoto nas maiores cidades do mundo. Ao se juntar com restos de gordura e óleo, esses produtos se transformam numa massa gigante, difícil de ser retirada dos canos.

E o pior não é isso. Assim como outros resíduos, principalmente plásticos, os lenços acabam indo parar nos oceanos e virando alimento de peixes, aves e outros animais marinhos. Tartarugas, principalmente, os confundem com águas vivas e os comem.

Agora uma campanha da Sociedade de Conservação Marinha do Reino Unido quer chamar a atenção da população sobre o problema. Usando o bom humor, ela tem como slogan Wet Wipes Turn Nasty When You Flash Them (Lenços umedecidos se tornam nojentos quando você aperta a descarga, em tradução livre) e a imagem de enormes monstros, todos sujos, feitos de lenços umedecidos.

Todo ano, a organização promove um final de semana com mutirão de limpeza das praias do país. Na última edição do evento, foram recolhidos 4 mil lenços jogados na areia, aproximadamente 50 deles a cada quilômetro da costa. Segundo a equipe da entidade britânica, é um volume 400% vezes maior do que o registrado nas últimas décadas.

No ano passado, uma pesquisa feita pela Universidade de Cardiff revelou que lenços umedecidos são propagadores de superbactérias no ambiente hospitalar.

Especialistas alertam ainda que, mesmo em aterros sanitários, esses produtos geram problema. Por conterem substâncias antibacterianas, perdem as enzimas responsáveis por acelerar sua decomposição ao ar livre.

A recomendação então é: se possível, evite o uso. No bumbum do bebê, nada mais saudável e natural do que um algodão ou pano com água. Caso seja realmente necessário a utilização do lenço umedecido, não esqueça: se não for papel, cocô ou xixi, não jogue na privada!


Imagem: divulgação Marine Conservation Society

Comentários
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fátima Guimarães
Fátima Guimarães
7 anos atrás

O uso indiscriminado de lenços umedecidos é uma atitude totalmente irresponsável! Criei meus três filhos sem eles, portanto, acredite se quiser, existe vida no Planeta sem eles! Parabenizo a colega pela matéria! Já compartilhei na Okára! Abraço fraterno em toda a Equipe do Conexão Planeta.

Marcia Atendente
6 anos atrás

Precisamos aprender a proteger o meio ambiente! A reciclagem e o uso consciente e a única forma de manter a sustentabilidade da terra. https://www.desentupidoraguarulhos.net

Edina Pinto
Edina Pinto
4 anos atrás

Quem joga lenço de papel na privada é muito relaxado. Lenço de papel se joga no cesto de lixo.

andrea piratininga
andrea piratininga
3 anos atrás

Muito importante essa matéria! Todos devem saber como jogar fora, mas realmente é preciso evitar!!!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE