Atividades na natureza em livro com download gratuito

atividades-em-areas-naturais-rita-mendonca-800-
Sou apaixonada pelos ambientes naturais e pelas pessoas que se juntam a nós, no Instituto Romã, para que as conduzamos em direção a uma conexão profunda com a integralidade da natureza. Trabalhamos a partir do ponto em que os participantes estão, respeitando  seus temores e preocupações, mas ajudando-as a transcendê-los.

atividades-na-natureza-ganham-livro-finalFoi com essa motivação que escrevi o livro Atividades em Áreas Naturais (disponível para download) especialmente para o Instituto Ecofuturo.

Trata-se de material de orientação para qualquer pessoa que queira desenvolver atividades vivenciais com a natureza. Com sua ajuda, pais e educadores terão acesso a referências conceituais importantes para orientar esse trabalho e a um conjunto bem amplo de atividades fáceis de serem praticadas, seja sozinho, seja com grupos de todas as idades.

O que caracteriza esse livro é que as atividades foram organizadas para atender a autopercepção da intimidade com a natureza; ou seja, o leitor deverá se auto-observar e escolher as atividades que acredita serem tranquilas para si. Ele encontrará desde atividades para uma primeira aproximação, a serem praticadas em áreas abertas e controladas, até atividades mais avançadas, ou seja, para quem já consegue relaxar e se conectar sem medo dentro de uma floresta densa e abundante de elementos e fluxos, completamente fora das possibilidades de controle.

Nos capítulos iniciais, apresento algumas ideias que podem ajudar o leitor nessa tarefa. Como sentir a reciprocidade com os seres naturais? Como perceber que a delicadeza e a potência são aspectos presentes em todo o mundo vivo? Se nós somos natureza, vamos aos poucos nos dando conta de que aquilo que observamos em uma mata, por exemplo, pode também ser observado em cada um de nós.

No ambiente escolar, como encarar o desafio de trabalhar os compromissos curriculares fora da sala de aula? Que vantagens essa iniciativa traz? Como tirar vantagem da aventura de sair das quatro paredes, de deixar a espontaneidade das crianças se encontrar com a espontaneidade das plantas e dos animais presentes no pátio da escola? E ainda aprenderem com isso de forma livre e/ou relacionada aos conteúdos pré-estabelecidos.

Dentro da sala de aula, o comportamento que é comumente entendido como falta de atenção ou hiperatividade (já escrevi a respeito desse tema aqui no blog), pode ser percebido no espaço aberto rico em elementos naturais como um comportamento pró-ativo, curioso, inteligente. Então, não seria melhor dar natureza para as crianças em vez de dar-lhes medicamentos para que se conformem em ficar fechadas na sala de aula?

Para isso, o professor precisa se preparar e se sentir apoiado nessa iniciativa. Diretores e Coordenadores Pedagógicos precisam entender a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento físico, emocional e da inteligência da criança. Movimentos com esse objetivo estão crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil. Cada vez mais pais e educadores ouvirão dados de pesquisas e campanhas sensibilizadoras sobre essa questão. Cada vez mais publicações sobre esse tema estão aparecendo em sites, jornais e revistas internacionais.

Espero que o livro que agora apresentamos seja uma ferramenta muito útil para os educadores; e que possamos sonhar com um futuro próximo em que todas as nossas crianças tenham acesso ao mundo natural, ao qual nunca deixaremos de pertencer.

O lançamento do livro aconteceu será no dia 18 de novembro no Portal Ecofuturo. No dia seguinte. conversei por hangout com o público interessado no assunto sobre o processo de construção da obra e do tema do meu trabalho.

Texto atualizado em 22/4/2016

5 comentários em “Atividades na natureza em livro com download gratuito

Deixe uma resposta

Rita Mendonça

Bióloga e socióloga, é autora dos livros “Como Cuidar da Natureza” e “Conservar e Criar”, sócia-diretora do Instituto Romã. Ministra cursos, vivências e palestras para aproximar as pessoas do ambiente natural. Acredita que a criança é a natureza se tornando humana e, por isso, precisa conviver com ela para seu desenvolvimento sadio e integral.