PUBLICIDADE

Leão, o mais social de todos os felinos, ameaçado de extinção


Encontrado na África e na Ásia, o leão (Panthera leo) é o mais social de todos os felinos. Fêmeas da mesma família formam bandos, enquanto os machos se unem em coalizações para tentar conquistar um grupo de fêmeas. Caçam de forma cooperativa e podem derrubar presas grandes, como girafas, búfalos, hipopótamos e até elefantes. Mas também se alimentam de animais de pequeno porte e, em situações de desespero, podem comer carniça.

Os leões são predadores que se encontram no topo da cadeia alimentar, controlam a população de presas, abatem os indivíduos mais vulneráveis, eliminam portadores de doenças e são essenciais para a manutenção de um ecossistema saudável.

Infelizmente, a caça em retaliação pela morte de pessoas e do gado, a destruição do habitat e a venda de ossos para a fabricação de medicamentos (eles entram como substitutos dos ossos de tigre que se tornam cada vez mais raros) estão fazendo a população de um dos predadores mais formidáveis do mundo diminuir. As estimativas, segundo a  IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), indicam que a população de leões na natureza está entre 30 mil e 100 mil indivíduos.

Por isso, nada mais justo do que um dia para lembrar a importância desses felinos extraordinários para o planeta: o Dia Mundial do Leão (World Lion Day), celebrado em 10 de agosto. A data foi criada com o objetivo de protegê-lo e expandir seu habitat, obtendo apoio para a conservação da espécie.


Além disso, iniciativas como a lançada pela National Geographic Society, em parceria com Dereck and Beverly Joubert, também são imprescindíveis. Trata-se do projeto Big Cats Initiative, que tem o compromisso de salvar tigres, onças, leões, leopardos, guepardos e outros grandes felinos. O objetivo é sensibilizar as pessoas e implementar mudanças para a dramática situação enfrentada por esses animais, entre eles, o leão.

Para se informar mais e participar desse projeto, é só acessar o link do site da National Geographic.

Fotos: Fábio Paschoal 

Comentários
guest

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mayra Gomes
Mayra Gomes
6 anos atrás

Que mais pessoas despertem e vejam que não somos uma raça superior.

Nanci Dagragnano
Nanci Dagragnano
6 anos atrás

Muito preocupante saber que o número destes lindos felinos caiu em mais 90 porcento em 75 anos!! Com certeza , tem ação do homem nisso

Sandra
Sandra
5 anos atrás

Comovemo-nos diante do rei da floresta que a cada dia perde sua realeza na mira dos caçadores tanto quanto estão na rota de colisão os elefantes, lobos, tigres, baleias, pandas, rinocerontes, araras e micos, isto é, onde o ser humano irracional inferior desmatou, incendiou, poluiu, caçou e pescou, destruiu habitats e tenta agora reverter o irreversível, purificando aqüíferos, punindo infratores e tentando consertar com Durex a Casa Planetária que o tem abrigado por milhões de anos, sem nada pedir em troca, a não ser respeito e ética. Em contra partida pululam as práticas de inseminação artificial naqueles animais considerados nada nobres, apenas objetos de consumo, fabricados em série como tubos de pasta de dente para deleite da pecuária que deita e rola sobre a carcaça deles, revertida em lucro multiplicado ao infinito, enquanto houver floresta para desmatar e virar pasto onde lhes será permitido, só um tiquinho, apreciar o sol, o céu azul, os passarinhos antes de serem “extintos”, sem apelação, porque precisam se transformar na churrascada de domingo, indispensável, tradicional e santa, porque os bebês chamados Baby Beef já estão chegando às pampas, com prazo de validade, na mira de garfos e facas, achando que A Vida é Bela.
https://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-brasil/
https://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-mundo/
http://patasaoalto.com.br/saiba-de-onde-vem-a-carne-de-baby-beef-ou-vitela/2014/04/09/

GUILHERME DE LIMA MARTINS
GUILHERME DE LIMA MARTINS
5 anos atrás

O MAIS PREUCUPANTE É SABER QUE A CADA ANO ESSES FELINOS FICAM CADA VEZ MAIS INSTINTOS E NENHUM SER HUMANO NÃO FAZ NADA A Respeito !!! Sempre tem que ser essa raça nojenta de humanos para acabar com a natureza e se intromentao em coisas que não fazem o maior sentido matar esses animais

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE