Lançada nova edição do “Guia de Campo de Bonito”

Após dois anos de trabalho, acaba de ficar pronta a 3ª edição do Guia de Campo de Bonito, manual completo sobre um dos destinos turísticos mais belos e visitados do Brasil. Localizado a 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Bonito atrai visitantes do mundo inteiro, que chegam ali para conhecer suas belezas naturaisextremamente bem preservadas – , como a Gruta do Lago Azul, o Abismo Ahumas e os rios Sucuri e da Prata, considerados um dos melhores destinos para mergulho fluvial do país.

Lançado originalmente em 2005 e reeditado em 2011, o Guia de Campo de Bonito chega em 2016 com o dobro de conteúdo em relação às edições anteriores. “Esta nova edição do guia é fruto da experiências dos autores e comentários de usuários, visando tornar o produto cada vez mais útil para quem se interessa por nossas atrações naturais”, conta Daniel De Granville, biólogo, fotógrafo de natureza e um dos responsáveis pela publicação do guia. Daniel mora em Bonito há 20 anos e é um dos colaboradores do blog coletivo Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta. Além dele, participaram da produção do guia os biológos Fabricio de Souza Maria, Maria Antonieta Castro Pivatto e Vivian Ribeiro Baptista Maria, o advolgado Henrique Ruas Pereira Coelho e o designer gráfico Kiko Azevedo.

A publicação tem 250 páginas e nelas há 330 fotografias e 180 fichas técnicas coloridas, com informações sobre animais e plantas da Serra da Bodoquena. Bonito é um local como uma diversidade enorme de espécies da fauna e flora brasileiras. O Guia de Campo de Bonito mostra detalhes de peixes, anfíbios, reptéis, aves, mamíferos, plantas e fungos comumente encontrados no Mato Grosso do Sul.

guia de campo de bonito

O guia apresenta ainda dados sobre as origens da região (geologia, paleontologia e arqueologia), os biomas nela presentes (Cerrado e Mata Atlântica), além de noções sobre o clima, economia e cultura de Bonito. “O Guia de Campo de Bonito é hoje o único específico sobre esta região a abordar um leque tão amplo da fauna e flora locais”, afirma Daniel.

Com textos em português e inglês, a publicação traz belas imagens da região em páginas duplas e um pôster de 40 x 20 cm como brinde. O material foi idealizado e produzido por pessoas que trabalham em ambientes naturais e usam guias similares em seu dia a dia. Por isso mesmo, cada detalhe foi pensado para otimizar sua utilização, desde o tamanho das páginas até o tipo de encadernação. “É uma produção 100% independente, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar com o apoio de publicações científicas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, garantindo assim a precisão das informações publicadas”, garante Daniel.

Como complemento, além do rigor científico, foi dado destaque para histórias provenientes de lendas e crenças locais, enriquecendo ainda mais o conteúdo do guia.

Interessados em comprar o “Guia de Campo de Bonito” podem enviar mensagem para o e-mail guiadecampodebonito@gmail.com ou acessar a página do guia no Facebook. Para quem for visitar a cidade, é um item indispensável na mochila!

Confira abaixo algumas fotos fantásticas que fazem parte do guia recém-lançado:

guia-de-campo-de-bonito-2-800

foto do Guia de Campo de Bonito
guia-de-campo-de-bonito-4-800
guia-de-campo-de-bonito-6-800


Imagens: capa/divulgação Guia de Campo de Bonito e fotos Daniel De Granville

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.