Kabadio: ritos e rituais do Senegal em exposição fotográfica


Os rituais dos líderes, as cerimônias religiosas, as sutilezas da vida cotidiana, costumes, dificuldades das famílias, a rotina das crianças, que se dedicam à leitura do Alcorão, e algumas das principais manifestações culturais da região de Kabadio, na costa oeste africana. É o que revela o fotógrafo carioca Fellipe Abreu em exposição que marcou a abertura da Festa da Francofonia na unidade Faria Lima da Aliança Francesa, em São Paulo, onde permanece até 29/4.

Kabadio é uma pequena e mística aldeia muçulmana de Casamança, no extremo sul do Senegal. Lá, cerca de 95% da população (aproximadamente três mil pessoas) é praticante do sufismo – vertente mística do islã, muito difundida na região. “Essa viagem foi um divisor de águas em minha carreira”, conta o fotojornalista. “Além de ser minha primeira experiência na África, o mais gratificante de tudo foi a maneira com que a comunidade me acolheu e me deu a oportunidade de viver um pouquinho do dia a dia deles”.

Fellipe é formado em Cinema e também estudou Relações Internacionais, mas foi no jornalismo que encontrou sua missão. Foi repórter cinematográfico na Rede Globo (RJ), passou pela Editora Abril (SP) e, desde 2013, trilha carreira independente. Boa parte de seus trabalhos são realizados na América Latina e na África e focados nas temáticas sociais, ambientais e culturais desses dois continentes. Já realizou reportagens, documentários e ensaios fotográficos no México, Chile, Bolívia, Senegal, Moçambique, Suazilândia, Namíbia, Sudão do Sul e Madagascar, publicados em veículos como Folha de São Paulo, The Miami Herald, Deutsche Welle, The Guardian e BBC.

Veja algumas imagens da exposição sobre Kabadio e, em seguida, os detalhes da exposição:

SERVIÇO
Kabadio – Ritos e Rituais, de Fellipe Abreu
Aliança Francesa – São Paulo/Unidade Faria Lima
Av. Brig. Faria Lima, 2421, (11) 3017-5699, Pinheiros, São Paulo/SP
De 21/03 a 29/04
Segunda a sexta das 9h às 21h / sábado das 9h às 13h
Entrada Gratuita
Informações pelo telefone (11 3017-5699), por e-mail (falecom@aliancafrancesa.com.br) ou no site.

 

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.