PUBLICIDADE

Juntos, moradores e prefeitura de NY plantam um milhão de árvores

milliontreenyc: projeto que conseguiu plantar um milhão de árvores em Nova York

Poucas parcerias são tão bem-sucedidas quanto aquelas que unem organizações do setor privado e público com os cidadãos. E um belíssimo exemplo desta união aconteceu na cidade americana de Nova York, nos Estados Unidos, através do projeto MillionTreesNYC.

A iniciativa foi promovida pelo New York Restoration Project, organização não-governamental fundada pela atriz Bette Midler, que trabalha para que todo novaiorquino tenha um espaço público de qualidade perto de sua casa, e o New York City Department of Parks and Recreation, departamento municipal de parques e áreas recreacionais.

O objetivo do MillionTreesNYC é plantar um milhão de mudas de árvores nos cinco distritos da cidade até 2017. Mas o projeto deu tão certo – engajou tanto os moradores quanto empresas patrocinadores – que dois anos antes do previsto, ou seja, agora em 2015 (em outubro), a meta foi alcançada.

Além de trazer todos os benefícios ambientais provocados pelo aumento da área verde no centro urbano, a iniciativa de Nova York estimulou o voluntariado e a preocupação com a natureza na população.

E como funciona o projeto na prática? Semanalmente, durante a primavera e outono, a iniciativa divulga um calendário com as datas e locais de doações de árvores. Os interessados em cultivar uma muda precisam se comprometer a plantá-la nos cinco distritos da cidade (Bronx, Brooklin, Queens, Manhattan e Staten Island), cuidar de sua manutenção e plantá-la no jardim da casa deles, e não em varandas, terraços, calçadas de ruas ou parques da cidade (o plantio nestes dois últimos lugares é feito e supervisionado pelo departamento municipal de parques).

Entre as árvores entregues pela campanha, estão diversas frutíferas, como pés de ameixa, pera, maçã, pêssego e figo. Todas são espécies típicas de clima frio e que resistem ao inverno rigoroso do Hemisfério Norte.

Junto com cada árvore doada vai uma simpática etiqueta, como esta que aparece na foto de abertura deste post “I am one in a million(Eu sou uma em um milhão, em português).

O programa conta ainda com uma plataforma online em que voluntários podem adotar uma árvore plantada pela prefeitura. Ao acessar o site adopt-a-tree, qualquer pessoa pode digitar o endereço ou CEP de sua casa e encontrar a árvore mais perto de onde mora e se responsabilizar pelo seu cuidado. Até este momento, já foram adotadas cerca de 12 mil árvores em Nova York.

A cada dez anos, a cidade americana realiza um censo de suas árvores. O último, realizado entre 2005-2006 contabilizou 592 mil árvores, um crescimento de 19% em relação ao levantamento anterior, feito entre 1995-1996.

No Brasil, há também diversas iniciativas que estimulam o plantio de árvores e até a reconexão com elas, como é o caso do Instituto Árvores Vivas, criado pela Juliana Gatti, autora do blog Árvores Vivas, aqui no Conexão Planeta.

Abaixo está o vídeo, em inglês, da campanha MilllionTreesNYC, em que você confere algumas dicas para o plantio de uma árvore:


Foto: divulgação MillionTreesNYC

Comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE