Jovens criam telha ecológica a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak

Jovens criam telha ecológica a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak

No intervalo de suas aulas do curso de Administração na Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis, na capital paulista, a estudante Keylla Oliveira teve uma ideia genial. Ao observar caixas de leite em embalagens Tetra Pak – vazias e prontas para serem jogadas no lixo -, a jovem pensou em dar um uso melhor a elas: transformá-las em telhas ecológicas.

Ao lado dos colegas Danielli Santos e Eduardo Correia, Keylla fez do insight o projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Pouca gente sabe, mas embalagens Tetra Pak dependem de um processo de reciclagem complexo para serem reaproveitadas. Elas são feitas de três materiais diferentes: camadas de papel, alumínio e polietileno. Para separá-las o trabalho é maior, e por isso, muitas cooperativas de catadores simplesmente as descartam (veja nesta outra matéria as piores embalagens para serem recicladas).

O objetivo dos estudantes foi usar as caixas Tetra Pak para desenvolver um produto barato para facilitar as chamadas construções sociais (casas de baixo custo) e ainda, reduzir os impactos ambientais do descarte desnecessário de resíduos.

“Adicionamos papel reciclável e a manta térmica de alumínio da embalagem, que age expelindo o calor em dias quentes e o retendo em dias frios”, explica Keylla.

Mas não era suficiente. “Faltava só a inovação, que veio com a fibra vegetal extraída do coco. Ela serve como ótimo isolante acústico”, conta a estudante.

A telha sustentável feita com embalagem Tetra Pak e fibra de coco

A telha ecológica já foi aprovada por especialistas do setor. “Elas são mais resistentes, suportam uma carga de 150 quilos por metro quadrado e são aproximadamente 15 quilos mais leves em comparação com as convencionais”, atesta o engenheiro civil Danilo Murja. “Comparando com as telhas de amianto, ambas possuem uma vida útil de aproximadamente 25 anos, mas a ecológica é uma solução mais sustentável e extremamente interessante”.

O projeto “Telha Ecológica de Fibra de Coco” foi um dos finalistas, entre mais de 800 inscritos, do prêmio da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FEBRACE) 2017.

Depois do produto pronto, Keylla, Danielli e Eduardo ainda realizaram uma pesquisa de campo para avaliar a futura aceitação no mercado da telha de biofibra. A grande maioria dos entrevistados revelou que compraria essa alternativa, já que “priorizam produtos que reduzam impactos e o preço condiz com o valor que eles estariam dispostos a pagar”.

Atualmente, a construção civil no Brasil gera 50% dos resíduos sólidos do país. Estima-se que o brasileiro produza, em média, meia tonelada de resíduos de construção por ano.

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon), o desperdício com este material, que poderia ser reciclado, chega a 8 bilhões de reais anualmente.

Mas ideias simples, como a dos três estudantes da escola paulistana, podem ajudar a diminuir estes números, além da contribuir para a redução do volume de lixo despejado em aterros sanitários.

Leia também:
Tijolo feito com plástico reciclado torna construção mais sustentável
ONG transforma plástico triturado em tijolo no interior de São Paulo

Fotos: divulgação 

8 comentários em “Jovens criam telha ecológica a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak

  • 25 de janeiro de 2018 em 12:23 PM
    Permalink

    Oi. Desculpe-me, mas duvido da pesquisa, “A grande maioria dos entrevistados revelou que compraria essa alternativa, já que priorizam produtos que re“priorizam produtos que reduzam impactos e o preço condiz com o valor que eles estariam dispostos a pagar”.
    Se o preço for muito mais caro, não vingará.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2018 em 11:35 AM
    Permalink

    Muito bom dia! Como faço para ter acesso aos dados do projeto e os alunos que o realizaram? Fico grato pela atenção.

    Resposta
    • 6 de fevereiro de 2018 em 2:21 PM
      Permalink

      Oi Antonio,
      O mais fácil será entrando em contato com o curso de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
    • 27 de março de 2018 em 2:55 PM
      Permalink

      Olá Antonio, sou a orientadora do projeto. Estou à disposição pelo tel. 11 2083-2727 ou email roberta.cabrera@etec.sp.gov.br. Muito obrigada pelo interesse! Att. Roberta

      Resposta
  • 6 de janeiro de 2019 em 2:03 PM
    Permalink

    Estou desenvolvendo um projeto para COOPERATIVA DE PROCESSAMENTO DA CASCA DE COCO VERDE e achei interessante vosso projeto aplicando fibra de casca do coco na fabricação de telhas.

    Resposta
  • 23 de maio de 2019 em 11:28 PM
    Permalink

    Desejo muito sucesso aos jovens criadores e desejo mais ainda que expandam o uso para confecção de outras coisas tais como cerca para cidades litorâneas, banco de praças, lixeiras, postes, cabos de vassouras, cabide e muito mais…

    Resposta
  • 23 de maio de 2019 em 11:32 PM
    Permalink

    Povo só sabe ser pessimista e tentar desqualificar o trabalho dos outros… sempre imaginei que a junção de tetra PAC com serragem, casca de Coco, pneu e outros pudessem ser reutilizados dessa forma

    Resposta
    • 31 de julho de 2019 em 4:13 PM
      Permalink

      Parabéns aos alunos e a coordenadora do projeto. Uma reciclagem complexa a do tetra pac que se transformado, se torna inclusive um produto que entre outras vantagens, vem substituir o amianto. Onde posso adquirir esse material?

      Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.