Messi abre as portas de seu restaurante para moradores de rua e recebe doações de agasalhos

As temperaturas caíram barbaramente na América do Sul esta semana. Em algumas cidades, os termômetros registraram temperaturas baixíssimas ou negativas e as campanhas para ajudar quem mora nas ruas se espalharam rapidamente.

Na Argentina, a cidade de Rosário, na província de Santa Fé, por exemplo, registrou 4 graus na última terça-feira. O jogador de futebol Lionel Messi eleito o melhor do mundo por cinco vezes –, ficou muito tocado com a ideia de que algumas pessoas poderiam morrer de frio e de fome na cidade onde nasceu e, junto com a família, em 5 de julho, decidiu abrir as portas do Bar VIP Rosário para atender quem vive nas ruas.

Assim, o restaurante está oferecendo comida e bebida quentes aos moradores de rua e publicou em sua página no Facebook: “Se você sabe de alguém em situação de rua, convide-o para o VIP. Oferecemos um prato abundante e, acima de tudo, quente para que todos possam ir dormir cheios e com o coração feliz”.

Geralmente, a primeira coisa que vem à mente quando se implementa uma ação como essa é que pode ser difícil conter a quantidade de pessoas necessitadas que usufruirão da campanha, mas o gerente do restaurante Ariel Almada, contou – ao jornal Marca – que o movimento tem sido tranquilo. “Muitas pessoas vieram e foram respeitosas. Nós vamos manter a ação por 15 dias, todas as noites, das 19h às 21h”. E completou: “Também estamos distribuindo café, refrigerantes e até um pouco de vinho para ajudar a esquentar”.

Paralelamente, o Bar VIP Rosário também organizou uma campanha de arrecadação de agasalhos para distribui-los para os moradores de rua que forem lá jantar ou que os procurem apenas com essa finalidade.

Hoje, os termômetros em Rosário marcaram máxima de 16 graus (durante o dia), podendo chegar a 7 graus, de madrugada, o que não é pouco. E a previsão é de que esse tempo perdure.

Por isso, torço para que a iniciativa toda – distribuição de comidas e bebidas e arrecadação/distribuição de agasalhos – seja linda e prorrogada para ajudar a minimizar a dor de quem não tem o que comer e onde morar. E que ela inspire inúmeras campanhas pelo continente.

Esta semana, divulgamos uma ação de distribuição de alimentos, em Los Angeles, realizada pelo rapper Jaden Smith. Ele ficou famoso no cinema ao protagonizar, quando criança, o filme Karatê Kid, e também por ser filho do ator americano Will Smith. Ambos ainda são sócios (desde que ele tinha 12 anos) de uma empresa de água em Glenn Falls, Nova York, que distribui água potável em lugares carentes desse recurso. Com um detalhe: a água é acondicionada em embalagens especiais de papel e não em garrafas plásticas.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.