Joaquin Phoenix e Martin Sheen são detidos em protesto contra crise climática, junto com Jane Fonda

Joaquin Phoenix e Martin Sheen são detidos em protesto contra crise climática, junto com Jane Fonda

Os atores americanos Joaquin Phoenix e Martin Sheen são os mais novos nomes a aumentar a lista de celebridades presas pela polícia devido à participação nos protestos em frente ao congresso americano, na capital Washington D.C. Como mostramos aqui, nesta outra reportagem, as manifestações contra as mudanças climáticas começaram em outubro e fazem parte do movimento Fire Drill Fridays.

O principal rosto dos protestos é Jane Fonda, de 82 anos, que abraçou a iniciativa e participa toda sexta-feira. Ela já foi presa várias vezes (leia mais aqui), ao lado de outros atores como Lily Tomlin, Sam Waterston, Sally Field e Robert Kennedy Jr.

No último dia 10 de janeiro, foi a vez de se juntarem à Jane, Joaquin Phoenix, que recentemente levou o Globo de Ouro como melhor ator no filme Joker (Coringa) e fez um discurso contundente sobre a crise climática, e Sheen, de 79 anos, que entre outros personagens, já interpretou o presidente dos Estados Unidos, na série West Wing.

Em seu discurso, Martin Sheen enfatizou a importância do papel
das mulheres na política

Junto com outros 47 manifestantes, os dois atores foram detidos pela polícia, acusados de “aglomeração e obstrução”, mas foram logo liberados.

Phoenix, que se tornou vegano, falou sobre o impacto que a pecuária e a indústria de laticínios têm sobre o meio ambiente e sua responsabilidade em aumentar a emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, o protesto da última sexta-feira denunciou o papel que bancos e investidores que financiam companhias de combustíveis fósseis têm na crise climática.

Jane Fonda durante o protesto da última sexta-feira

Fotos: Victoria Pickering/Creative Commons/Flickr

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta