PUBLICIDADE

Jairo Nascimento, o muralha negra que venceu o racismo com a técnica

jairo nascimento

*Atualizado em 06/02/2019

Ele é um ex-goleiro de futebol que conquistou títulos e tem recordes que muitos invejam. Foi inúmeras vezes campeão estadual, campeão brasileiro, jogou na seleção e até hoje, é o goleiro que ficou mais tempo sem tomar gol no campeonato brasileiro. Foram 1132 minutos sem ir buscar a bola no fundo da rede, quando defendia o Corinthians.

A biografia é de Jairo Nascimento, a muralha de quase dois metros, que defendeu também Fluminense, Coritiba, América Mineiro e Náutico!

jairo nascimento

Jairo é negro e nasceu no meio de alemães, em Joinville, Santa Catarina, e conta que lá o preconceito era intenso. Ainda hoje, ele percebe olhares estranhos quando chega a alguns lugares. Mas nunca ligou muito para isso. Depois veio jogar no Coritiba, no Paraná, time chamado de Coxa Branca, por não ter negros na equipe. Venceu e convenceu pela técnica. Foram dez títulos em dez anos de clube.

Entre muitos histórias, Jairo fala de Zagalo, Pelé, Telê Santana, e se diverte ao lembrar de uma briga, no fim de um jogo contra o Uruguai, quando defendia a Seleção Brasileira. Foi uma das maiores pancadarias já registradas em jogos da seleção.

Aos 70 anos, ele faz um trabalho com crianças na região de Curitiba, cidade que escolheu pra viver e de onde deu uma entrevista super descontraída para o Brasil de Cor.

*Jairo Nascimento faleceu hoje (06/02/2019). Desde o final de 2018, ele lutava contra um tipo raro de câncer. 

Fotos: arquivo pessoal/reprodução Facebook

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE