PUBLICIDADE

Indígenas nas alturas: etnias brasileiras ganham exposição fotográfica aérea

Desde o inicio de setembro quem viaja com a companhia aérea Gol pode conhecer mais de perto o trabalho do fotógrafo e indigenista Renato Soares (na foto acima), que há mais de 20 anos retrata etnias indígenas brasileiras.

Intitulada Ameríndios do Brasil (nome do projeto de Renato que tambêm dá nome a este blog), a segunda edição da exposição Gol Mostra Brasil (a primeira foi com Cássio Vasconcelos) exibe 120 belíssimas imagens – uma para cada aeronave – e circulará por mais de 20 mil voos pelo Brasil e exterior, durante seis meses.

“As imagens refletem um Brasil desconhecido, mas, ao mesmo tempo, pujante, autêntico e alegre. Participar deste projeto permite apresentar um pouco dessa diversidade e realidade humana para outros brasileiross, e assim valorizarmos também a nossa cultura”, conta Renato Soares.

Maurício Parise, diretor de marketing da Gol, completa: “Criamos um ambiente dentro dos nossos aviões onde milhares de clientes podem conhecer e apreciar um pouco mais do Brasil durante suas viagens – por meio de imagens captadas em diferentes regiões do país, sob o olhar de um experiente profissional que vivenciou essas culturas”. E acrescenta: “O projeto de exposição aérea ainda é inédito no mundo, e tem atraído a atenção de muitas pessoas. Por isso, buscamos novas formas de expor e levar a arte em novos espaços”.

Mas a mostra é democrática e não se restringe aos aviões.

Ganhou um site exclusivo que funciona como uma galeria virtual. Nela, é possível ver onde está cada foto de Renato e que etnia promove. Basta clicar no mapa e acompanhar a aeronave em tempo real. Nessa página, também dá pra fazer buscas e saber que rota as obras estão percorrendo.

Outra forma de pesquisa é a pagina de perfil de Renato, na qual está a galeria completa, com as 120 fotos escolhidas por ele e realizadas em diversas etnias espalhadas pelo Brasil.

E não é só isso! Até o final do ano, as fotografias do projeto Gol Mostra Brasil também serão expostas nos espaços da companhia nos aeroportos de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), que ficam nas áreas de embarque de viagens domésticas e internacionais: os Gol Premium Lounge.

A curadoria da mostra é da plataforma de arte contemporânea ArteQueAcontece, especializada em eventos e projetos de arte e fotografia.

Foto: Divulgação/ArteQueAcontece

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE