Índia quebra recorde e planta 50 milhões de árvores em um dia

Índia quebra recorde e planta 50 milhões de árvores em um dia
Se você ler o Guinness World Records, vai encontrar a mais variada gama de recordes que são quebrados no mundo. Poucos são tão nobres, no entanto, quanto o recorde que o estado indiano Uttar Pradesh almeja quebrar: plantar mais árvores por dia. É isso mesmo: a Índia se envolveu em uma maratona de plantio de árvores que durou 24 horas nesta segunda-feira.

O recorde anterior foi de 847.275 árvores plantadas em um dia Paquistão em 2013. Para superar a marca, mais de 800 mil pessoas arregaçaram as mangas e partiram para a ação na terra. É como se toda a população do estado do Acre ou da cidade de Campo Grande (MS) se juntasse para plantar mudas. Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia e, ainda, o mais populoso do mundo, com 200 milhões de habitantes estimados em 2010.

Em 2015, Uttar Pradesh entrou no Guinness World Records por uma causa parecida: a maior distribuição de mudas ao doar mais de um milhão de árvores, que foram plantadas em 10 locais do estado.

Entre os participantes, estudantes, servidores públicos, donas de casa e voluntários de ONGs, que plantaram as mudas de árvores nas encostas de rodovias, ferrovias e em áreas florestais. De acordo com o guarda florestal Sanjeev Saran, os locais de plantio serão monitorados por meio de fotografias aéreas, tiradas em intervalos regulares, para verificar quantas plantas prosperaram. Segundo ele, apenas 60% das mudas costuma sobreviver, enquanto as outras sucumbem a doenças ou falta de água.

Além de quebrar o recorde de mais árvores plantadas em um só dia, as pessoas esperam ajudar a Índia em seus esforços para aumentar a área de florestas. Até 2030, o país pretender ter uma cobertura florestal de 95 milhões de hectares. Este compromisso foi assumido durante a COP21, em Paris, no ano passado. Apenas para o plantio de árvores, a Índia separou US$ 6,2 bilhões em incentivos para seus estados.

Enquanto isso, auditores do Guinness World Records ainda circulam pelo estado para checar os números e confirmar – ou não – a quebra do recorde de plantio de árvores. Será que a Índia vai conseguir? Esperamos que sim!

Foto: Petr Kratochvil / Domínio Público

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.

6 comentários em “Índia quebra recorde e planta 50 milhões de árvores em um dia

Deixe uma resposta