PUBLICIDADE

Incêndios florestais obrigam Califórnia a decretar estado de emergência

incêndio destruindo florestas na Califórnia

Depois de sofrer com uma seca histórica que vem afetando seriamente a economia do estado há quatro anos, a Califórnia tenta controlar agora o fogo. Milhares de pessoas já foram retiradas de suas casas. Estima-se que mais de 21 mil hectares de florestas foram destruídas por causa do incêndio, que começou na semana passada.

Desta vez, acredita-se que a causa do incêndio, que tem se repetido todos os anos na costa oeste americana, foram os raios. Segundo o United States Drought Monitor, a passagem do furacão Dolores pela região provocou fortes tempestades em partes dos estados da Califórnia, Nevada e Montana. Ao atingir a vegetação bastante seca, os raios deflagraram o incêndio.

Mais de 9 mil bombeiros tentam conter as labaredas, mas mesmo durante a noite, quando este trabalho fica mais fácil, o fogo tem se mantido incontrolável. O vento forte também tem tornado o apagar das chamas mais complicado.

Na sexta-feira (03/08), o governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência e pediu ajuda à Guarda Nacional para auxiliar na remoção de moradores desabrigados e em outras  ações para a contenção do desastre ambiental.

O clima extremamente seco na costa oeste dos Estados se estende desde o norte da Califórnia até o estado de Washington, na região mais ao norte do país. Um outro agravante para a situação atual foi que quase não houve acúmulo de neve este ano em locais tradicionalmente famosos por suas estações de esqui.

Ainda de acordo com o órgão americano de monitoramento de secas, a falta de neve nas montanhas contribuiu para agravar ainda mais o problema na Califórnia. Sem neve, há também falta de água. E consequentemente, as florestas se tornam um terreno inflamável para qualquer faísca.

Mapa da seca e incêndios na costa oeste americana

 

 

mapa mostrando locais de seca e incêndio nos Estados Unidos

 

Foto: reprodução vídeo California Department of Forestry and Fire Protection 

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE