Incêndios criminosos devastam a Chapada dos Veadeiros!



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros arde em chamas!

Até o momento já foram queimados cerca de 35 mil hectares de Cerrado nativo e milhares de animais foram mortos. E já foi constatado que os incêndios são criminosos, em retaliação à ampliação do parque, o que foi muito comemorado este ano.

Mas, apesar da vitória em prol da natureza, após 12 anos de pesquisas e de muita luta, o estado de Goiás continua representado por um governo ruralista – que sempre agiu obstinadamente para que essa expansão não se concretizasse -, e por coronéis como Ronaldo Caiado, que atua por seus interesses no Congresso, como senador.

Nessa terra, residem muitos membros da bancada ruralista e proprietários de terras que foram “afetados” pela ampliação do parque. E, inexplicavelmente, o estado ainda não decretou estado de calamidade pública. Arrisco: na verdade, isso é motivado pelo interesse desses coronéis.

Dois aviões e centenas de pessoas estão trabalhando bravamente no combate ao fogo, mas a rede precisa de ajuda: doação de alimentos, combustível e mão-de-obra.

Ajudem, por favor!!!

Como ajudar e doar

PARA ATUAR CONTRA OS INCÊNDIOS
Entre em contato pelo e-mail redecontrafogoveadeiros@gmail.com

DOAR ALIMENTOS
Podem ser feitos depósitos nas contas dos supermercados da região, listados abaixo. Quem estiver em Alto Paraíso, pode fazer sua doação diretamente nos caixas:
– Supermercado Canaã – AR Espaço Alves Cia. Ltda – CNPJ 09471052 0001-10. Depositar no Banco do Brasil, agência 4546-2, conta corrente 8263-5
Supermercado Paulista: Tereza Gonçalvez Sezarino – CNPJ 37241460 0001-11. Depositar no Banco do Brasil. agência 4546-2, conta corrente 7427-6

DOAR COMBUSTÍVEL E DINHEIRO
A Rede de Combate ao Fogo na Chapada dos Veadeiros lançou campanha de financiamento coletivo pelo Catarse. Ele já ultrapassou o valor solicitado, mas quanto mais recursos eles tiverem melhor. Afinal, voluntários se dedicam desde o início do fogo, em 10/11, a essa ação.

No caso de doação de combustível, quem estiver na Chapada, pode optar pelo crédito diretamente no posto Vale da Lua: CPF 087.615.807-67. Depositar no Banco do Brasil, agência 4546-2, conta corrente 9950-3.

Por favor, identifiquem os depósitos com palavras-chave como rede contra fogo ou incêndio e enviar comprovantes para redecontrafogoveadeiros@gmail.com

65% do bioma já foi devastado. Ajude a salvar o pouco que resta dele, tão castigado pelo interesse de poucos!

Abaixo, alguns momentos dramáticos dos incêndios e do que restou de trechos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros…

Leia também:
Proibição do uso do fogo provocou enorme perda de biodiversidade no Cerrado
(Não confundir!!! Fala-se, aqui, de manejo, realizado com técnica)
O Brasil está pegando fogo!

 

2 comentários em “Incêndios criminosos devastam a Chapada dos Veadeiros!

  • 23 de outubro de 2017 em 9:22 AM
    Permalink

    Oi André. Muitas destas terras são devolutas ou seja; foram griladas. Sabe quem tem estes dados? Seria importante colocar isso na campanha.

    Resposta
  • 23 de outubro de 2017 em 4:38 PM
    Permalink

    É MUITO TRISTE CONCLUIR QUE SEGMENTOS PREPOTENTES DA SOCIEDADE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR O BRASIL COMO UM TODO MAS APENAS COMO O QUINTAL DE SUA PRÓPRIA CASA. NÃO CONSEGUEM ENXERGAR UMA NAÇÃO MAS APENAS GRUPOS ARBITRÁRIOS QUE SE SOBREPÕEM PARA SATISFAZER SEUS INTERESSES, SUAS VONTADES.
    ESSE BRASIL PRECISA SER ENFRENTADO E TRANSFORMADO . ESSE BRASIL RETRÓGRADO, ATRASADO, INJUSTO NINGUÉM AQUENTA MAIS, NINGUÉM QUER MAIS.
    ESSE BRASIL ESTÁ CAUSANDO NOJO E REPULSA.
    REVOLUCIONAR É PREVISO.

    Resposta

Deixe uma resposta

André Dib

Fotógrafo apaixonado pela vida ao ar livre. Colabora com as principais publicações de natureza, esporte e turismo do Brasil e exterior. Realiza expedições pelo país para registrar o modo de vida dos povos tradicionais e a riqueza natural de biomas como Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. A natureza pulsante, o cotidiano, as tradições e a convivência do ser humano com cenários tão diversos lhe interessam