Série de vídeos do Imaflora disseminam princípios do conceito de Governo Aberto

No ano passado, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora lançou, com o apoio de seus parceiros, projeto com base no conceito internacional de Governo Aberto. O projeto visa “influenciar a construção de políticas florestais, agrícolas e climáticas que contenham os princípios da transparência nas decisões e na prestação de contas à sociedade, da participação social e do controle das políticas públicas, além do uso de tecnologias que facilitem o cumprimento desses objetivos”.

Esses princípios, por sua vez, foram gestados em 2016, quando o Imaflora participou da construção do terceiro Plano de Ação Brasileiro de Governo Aberto – organizado pela Open Gorvemment Partnership. O instituto foi um dos representantes da sociedade civil no grupo federal responsável por sua elaboração.

A primeira ação do programa Governo Aberto foi o curso lançado em agosto do ano passado e direcionado para membros de organizações da sociedade civil, do setor privado e de órgãos públicos que atuam com Clima, Floresta e Agricultura. Ele teve a coordenação de Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do Imaflora. Divulgamos, aqui, no site.

Esta semana, o instituto celebrou outra iniciativa do programa: uma série de 12 vídeos curtos – lançados semanalmente e disponíveis no canal do Imaflora no You Tube – para explicar os principais conceitos do Governo Aberto. e dissemina-los ainda mais. A coordenação também é de Morgado: ele introduz o tema no vídeo de lançamento, que você pode assistir no final deste post.

Veja quais são os temas dos próximos vídeos:
– Transparência Ambiental na Amazônia, com Ana Paula Valdiones (CV)
– Agropecuária, com Luís Guedes
– Prevenção e Combate à corrupção, com Fabiano Angélico (Transparência Internacional)
– Tecnologias Cívicas, com Thiago Rodon (APPCívico)
– Dados Abertos, com Natalia Mazotte (Open Knowledge)
– Prestação de Contas / Accountability, com Laila Belix ((Agenda Pública)
– Povos Indígenas, com Kleber Karipuna (COIAB)
– Transparência e Acesso à Informação, com Otávio Neves (CGU)
– Mudanças Climáticas, com Carlos Rittl (Observatório do Clima)
– Participação Social, com Wagner Romão (Unicamp)
– Transparência e Acesso à Informação, com Joara Marchezini (Artigo 19).

E olha que notícia boa… No final desta série, o Imaflora lançará uma nova temporada com vídeos de longa duração, que aprofundarão alguns temas abordados.

Agora, fique com o primeiro vídeo da série:

Foto: Rafael Salazar/Acervo Imaflora

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.