PUBLICIDADE

Hyperloop irá priorizar transporte público, garante Elon Musk

Hyperloop irá priorizar transporte público, garante Elon Musk

Depois do empresário e visionário Elon Musk ter conseguido lançar com sucesso no espaço o foguete SpaceX e junto com ele, um carro elétrico Tesla navegando na órbita terrestre, não é possível duvidar mais de suas promessas.

Recentemente, Musk declarou na sua conta no Twitter, que o hyperloop que sua empresa The Boring Company está desenvolvendo irá priorizar o transporte de pedestres e ciclistas e não veículos, como inicialmente parecia.

O hyperloop é um novo tipo de transporte visto como o principal candidato a promover uma revolução rumo a uma tecnologia mais limpa e sustentável. O loop refere-se ao modo de conexão, sempre em voltas, e o hyper refere-se à possibilidade de andar a velocidades hipersônicas.

O conceito é aparentemente simples: cápsulas de transporte de passageiros são aceleradas magneticamente num tubo despressurizado (quase vácuo). A ideia foi concebida originalmente por Musk e seu time de engenheiros, que publicaram, em 2013, documento de 70 páginas explicando como o hyperloop poderia funcionar. Ao anunciar o conceito, declararam o projeto aberto para quem quisesse desenvolver. E ele já está sendo utilizado por diversas outras empresas e países do mundo todo.

No Twitter, o empresário postou um vídeo (assista ao final do texto) mostrando como funcionará a estação do hyperloop. Ela usará um elevador para levar até um túnel subterrâneo o veículo rápido, que terá capacidade, inicialmente, para acomodar de oito a dezesseis passageiros. Sua velocidade será de aproximadamente 200 km/h.

A The Boring Company afirma que está criando uma tecnologia para a construção de túneis mais baratos. Atualmente, um dos custos mais altos para a instalação de linhas de metrô, por exemplo, é justamente a escavação. Um dos novos processos estudados pela equipe da empresa é reciclar os resíduos da escavação para a fabricação de tijolos a serem utilizados na estrutura necessária, reduzindo assim a necessidade do uso de concreto.

Atualmente a companhia de Elon Musk trabalha em quatro diferentes projetos com o hyperloop: dois deles na região de Los Angeles, na Califórnia, outro ligando a capital Washington DC à cidade vizinha de Baltimore e um terceiro, ainda em fase de licitação, em Chicago, conectando o centro ao aeroporto de O’Hare.

Leia também:
O hyperloop vem aí! 
Elon Musk, da Tesla, apresenta suas telhas solares
O Grande Plano de Elon Musk

Foto: reprodução vídeo 

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE