Homem usa a internet para ‘se gabar’ de ter matado três onças-pintadas: vídeo causa revolta nas redes sociais

Homem usa a internet para 'se gabar' de ter matado três onças-pintadas: vídeo causa revolta nas redes sociais

*Atualizado em 14/11/19

O vídeo abaixo é revoltante e viralizou nos últimos dias nas redes sociais. Ele mostra três onças-pintadas mortas, atrás de uma caminhonete, e uma pessoa mostrando os corpos, dos animais sem vida, e relatando como a emboscada aconteceu e no final, revela o autor do crime, um homem a quem chama de “Carrapicho”, que diz que as onças estavam em árvore.

A filmagem teria sido feita na região do rio das Mortes, em Cocalinho, a 860 km de Cuiabá, no Mato Grosso. Pelas imagens, biólogos suspeitam que os animais mortos são uma fêmea e dois filhotes.

Inicialmente, segundo apurou a reportagem do portal (o)eco, a Polícia Civil de Mato Grosso informou que não houve registro de ocorrência de crime ambiental contra a fauna na Delegacia de Cocalinho, mas que o vídeo será investigado. Já o Ibama, que é o órgão federal responsável pela proteção dos animais no Brasil, afirmou não ter informações sobre o vídeo.

Na quarta-feira (13/11), a Polícia Civil conseguiu localizar a propriedade rural onde o vídeo foi flagrado e encontrou a caminhonete que aparece nas imagens. Os investigadores foram recebidos por um caseiro, que afirmou ser novo no local. A polícia acredita que a morte das onças já tinha ocorrido há uns cinco ou seis dias e por causa da repercussão do caso, os criminosos fugiram, mas já se sabe quem é o dono da fazenda, que será ouvido.

A organização Onçafari, que trabalha pela preservação ambiental e a promoção do ecoturismo, na região do Pantanal, também denunciou em suas redes sociais, a imagem de outros caçadores/criminosos, ao lado de uma onça abatida, perto de Porto Jofre, um “berçário” da espécie no Mato Grosso.

No Facebook, a Onçafari mostrou sua indignação e apontou a solução para dar um fim a este tipo de crime bárbaro:

“Acreditamos que para que a caça realmente diminua no Brasil, é preciso integrar populações locais e ribeirinhas no processo de desenvolvimento. Infelizmente não podemos contar que apenas com leis mais restritivas reduzirão a quantidade destes crimes.

Quando trazemos para nosso lado os moradores que vivem em locais onde as onças existem, mostramos que a onça vale muito mais viva do que morta (em todos os aspectos), começamos a ver uma mudança real no comportamento da comunidade toda e eles próprios passam a proteger a fauna.

Não é possível aceitar que isso continue sendo tratado como algo normal. A fauna silvestre tem um papel importantíssimo para a manutenção de um meio ambiente saudável, um ambiente que o mundo inteiro depende para continua existindo”.

Vale lembrar que, matar qualquer animal silvestre é crime ambiental, com pena de seis meses a um ano de detenção, conforme artigo 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.

Onça-pintada, ameaçada de extinção

A onça-pintada (Panthera onca), também chamada de jaguar, é o terceiro maior felino do mundo e o maior do continente americano. Seu peso pode variar entre 56 e 92 kg, mas alguns passam dos 100 kg.

Originalmente, este animal era encontrado desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Atualmente, está oficialmente extinto em solo americano, é muito raro no México, mas ainda pode ser visto na Argentina, Paraguai e Brasil.

Devido à perda de habitat e a fragmentação da mata, provocadas pelo desmatamento, especialistas receiam que a onça-pintada possa desaparecer da Mata Atlântica, como mostramos aqui, neste outro post.

A espécie já perdeu 85% de seu habitat e sobrevive em apenas 2,8% do bioma atlântico, em grupos muito pequenos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estima que, atualmente existem cerca de 173 mil onças-pintadas vivendo livres na natureza no mundo. Seu status de extinção é considerado “vulnerável” pela Lista Vermelha da entidade.

*Texto alterado para atualizar as descobertas da polícia sobre a investigação do caso

Leia também:
Onças-pintadas brasileiras são mortas cruelmente e vendidas para uso medicinal no Suriname e na China
93% dos brasileiros é contra a caça de animais silvestres, revela pesquisa
Em vídeo, artistas protestam contra a liberação da caça de animais no Brasil
Novo diretor do Serviço Florestal Brasileiro é autor do projeto que libera a caça de animais silvestres
Contra a caça de animais silvestres: por mais vida e paz em nossas florestas!

Fotos: reprodução internet

2 comentários em “Homem usa a internet para ‘se gabar’ de ter matado três onças-pintadas: vídeo causa revolta nas redes sociais

  • 13 de novembro de 2019 em 3:49 PM
    Permalink

    Ele nem deve saber o que é internet, quem filmou sabe e pela cara do caboclo é só um imbecil pau mandado do patrão (fazendeiro), que deve ter a punição até maior que o assassino dos animais!

    Resposta
  • 7 de setembro de 2022 em 12:40 PM
    Permalink

    Esse pilantra deveria apodrecer atras das grades, infelizmente a onça não conta com uma fiscalização eficiente e leis adequadas, lamentável.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.