Histeria higiênica: crianças deixam de brincar na natureza porque pais não querem sujeira

crianças sujas de lama

Uma geração de pais super-protetores e ‘limpos’ demais está fazendo com que as crianças percam o interesse em brincar ao ar livre. É o que revelou uma pesquisa realizada na Inglaterra, onde nada menos do que 63% dos pais entrevistados afirmaram que preferem que os filhos brinquem dentro de casa do que ter que dar conta da sujeira do lado de fora.

Além da já chamada “geração digital” ter dificuldade em largar as telas de tabletes, computadores e celulares, há ainda uma geração de pais tomados pela “histeria higiênica”!

Também segundo a pesquisa, 41% dos pais britânicos disseram que restringem as brincadeiras com muita sujeira envolvida a poucas vezes por mês e outros 12% admitiram que nunca permitem que seus filhos escolham uma diversão com muita lama, areia, grama ou que irá exigir um banho reforçado depois.

“Nosso instinto natural como humanos é explorar o mundo lá fora, sobretudo, em busca de aventuras”, afirma o naturalista Chris Packham. “Isso foi essencial para a nossa evolução e vital para nossa sobrevivência. Infelizmente, a ojeriza dos pais à sujeira faz com que crianças na natureza estejam se tornando uma espécie em extinção”.

O mais irônico da pesquisa, entretanto, é que ela foi feita por uma empresa de produtos higiênicos infantis.

Se feito no Brasil, o estudo teria um resultado diferente? Na sempre chuvosa Inglaterra, realmente as crianças ficam bem mais sujas com a lama, pois a umidade no país é uma constante. Mas por aqui, sabemos que muitos pais também olham de má vontade para brincadeiras que envolvam sujeira. Este é um dos temas que já foi foi abordado por diversas vezes no blog Ser Criança é Natural, aqui no Conexão Planeta, com a pedagoa Ana Carolina Thomé e a biólogo e socióloga Rita Mendonça.

Em um destes textos, A limpeza da sujeira e a sujeira da limpeza, elas falam justamente sobre como o brincar livre na natureza – e se sujar de terra, areia, etc -, além da experiência de liberdade, aumenta a imunidade, a percepção sensorial e o desenvolvimento do raciocínio. Sujar-se faz bem à saúde!

Leia também:
Blog Ser Criança é Natural

A história de uma rede municipal de ensino que se propôs a “desemparedar” suas crianças
50 coisas para as crianças fazerem antes dos 12 anos
Por uma infância com mais liberdade (e riscos), descobertas e conexões

Foto: Dizzy Girl/Creative Commons/Flickr

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.