Guitarrista do Pink Floyd arrecada U$ 21 milhões em leilão e doa todo dinheiro para ONG ambiental

Guitarrista do Pink Floyd arrecada U$ 121 milhões em leilão e doa todo dinheiro para ONG ambiental

Além de uma lenda do rock, agora o britânico David Gilmour, de 73 anos, torna-se uma lenda da ‘filantropia ambiental’. O guitarrista e letrista da banda Pink Floyd doou mais de 120 guitarras de sua coleção pessoal para um leilão na Christie’s, em Nova York.

O evento aconteceu ontem (20/06) e o resultado foi surpreendente. O leilão conseguiu arrecadar US$ 21 milhões.

“Estou boquiaberto com o quão brilhantemente bem foi o leilão das minhas guitarras da noite passada. Todo o dinheiro irá financiar o trabalho vital da ClientEarth para combater a crise climática”, escreveu Gilmour, em sua página no Facebook.

“As mudanças climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrentará e, dentro de alguns anos, os efeitos do aquecimento global serão irreversíveis. Como Greta Thunberg, ativista sueca do clima, de 16 anos, disse em um discurso no início deste ano: “Ou escolhemos continuar como uma civilização, ou não”.

“A escolha é realmente simples: precisamos de um mundo civilizado que continue para todos os nossos netos e em que, essas guitarras possam ser tocadas e as músicas possam ser cantadas”, completou o músico.

Entre as guitarras leiloadas estava a The Black Strat.

A Black Fender Stratocaster de 1969 de David Gilmour conquistou seu lugar na história do rock’n’roll. Conhecida como ‘The Black Strat’, a guitarra foi comprada em 1970 na Manny’s na West 48th Street, em Nova Iorque, e tornou-se o instrumento mais identificado do cantor e compositor dos Pink Floyd ao longo de quase 50 anos… Entre 1970 e 1986, The Black Strat foi a principal guitarra de concertos e gravação utilizada por Gilmour e foi fundamental para o desenvolvimento do som do Pink Floyd…

Ela foi utilizada nas gravações de álbuns de referência, como a obra-prima de 1973, The Dark Side of The Moon, que inclui a faixa Money e é geralmente considerado como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Foi usada ainda em Wish You Were Here (1975), que inclui a faixa Shine on You Crazy Diamond , que Gilmour revela ter “saído da” The Black Strat; em Animals (1977); e no The Wall (1979), que inlcui o lendário solo de guitarra de Gilmour em Comfortably Numb”, descreveu a casa de leilão.

Os instrumentos lendários ficaram à mostra em uma exposição e podem ser vistos neste link.


Leia também:
O engajado Roger Waters faz turnê polêmica (e certamente inesquecível) pelo Brasil
Artistas nacionais e internacionais doam guitarras para leilão pela Amazônia
Leonardo DiCaprio produz e narra novo documentário sobre crise climática: “Gelo em Chamas”

Foto: reprodução Facebook David Gilmour

3 comentários em “Guitarrista do Pink Floyd arrecada U$ 21 milhões em leilão e doa todo dinheiro para ONG ambiental

  • 22 de junho de 2019 em 3:29 PM
    Permalink

    Arruma ai… fora 21milhões.

    Resposta
    • 24 de junho de 2019 em 9:34 AM
      Permalink

      Já arrumamos, Aleks. Foi erro de digitação.
      Obrigada,
      Suzana

      Resposta
  • 7 de agosto de 2019 em 4:39 PM
    Permalink

    A genialidade e engajamento prático de um artista é algo sagrado (torna sagrado o sacro oficio) neste mundo!

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.