Guia facilita a identificação de serpentes

serpentes

Depois da Mata Atlântica e do Pantanal, agora é a vez do Cerrado ter seu guia de campo para identificação de serpentes. As informações foram reunidas por quatro especialistas brasileiros – Otávio Marques, André Eterovic, Ivan Sazima e Cristiano Nogueira – e são apresentadas de forma muito prática e fácil de entender, mesmo por aqueles que fogem das aulas de Biologia e têm contato com a natureza só a passeio.

Como no caso dos guias anteriores, a identificação correta das serpentes pode ajudar a reduzir o medo irrestrito que muitas pessoas têm destes animais, contribuindo para sua (mais do que necessária) conservação.

O lançamento do Guia Ilustrado – Serpentes do Cerrado será no próximo dia 07/04, a partir das 17:30 horas, no Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo. Além da sessão de autógrafos e coquetel, estão previstas palestras e sorteios. A edição é da Holos, com apoio cultural do Instituto Butantan, e os recursos para a publicação vieram da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do WWF- Brasil.

São 135 espécies de serpentes retratadas em 185 fotos, mostrando variações de coloração e padrões de formas. Por meio de símbolos de fácil compreensão, adicionados ao lado de cada foto, é possível saber como se comportam para se defenderem, se são peçonhentas ou não, de que se alimentam, como se reproduzem, se são mais ativas de dia ou à noite e outros dados básicos para o reconhecimento, como tamanho e dentição.

O guia, com 248 páginas, ainda traz um texto sobre o Cerrado, com resumo da história natural das serpentes naquele ambiente e uma lista completa de todas as espécies catalogadas no bioma até o momento, mais informações sobre a fisionomia vegetal relacionada a cada espécie.

Com olhos atentos e a contribuição da publicação devem se tornar mais tranquilos os encontros de humanos com as serpentes. Sem baixas em nenhum dos dois lados, mesmo que o encontro seja com a temida caiçaca (Bothrops moojeni) estampada na capa!

Lançamento do Guia Serpentes do Cerrado”
Data:
quinta, 07/04
Horário: 17h30
Local: 
Museu Biológico do Instituto Butantan
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantan – São Paulo
Vendas online neste site ao preço de R$ 63,00

Foto: divulgação

2 comentários em “Guia facilita a identificação de serpentes

Deixe uma resposta

Liana John

Jornalista ambiental há mais de 30 anos, escreve sobre clima, ecossistemas, fauna e flora, recursos naturais e sustentabilidade para os principais jornais e revistas do país. Já recebeu diversos prêmios, entre eles, o Embrapa de Reportagem 2015 e o Reportagem sobre a Mata Atlântica 2013, ambos por matérias publicadas na National Geographic Brasil.