‘Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo’: pequenas atitudes por um mundo melhor

‘Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo’: pequenas atitudes por um mundo melhor

Se você é daqueles que diz que não tem tempo ou que só apagar a luz não vai ajudar em nada, acabaram as desculpas! O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançou um guia pensando exatamente em você!

O “Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo” dá 42 dicas de pequenas atitudes que podem ajudar a gente a viver em um mundo mais sustentável.

Alguns exemplos: pagar as contas online e cancelar extratos bancários em papel evita a destruição de florestas. Apagar as luzes – inclusive da sala, se a iluminação da TV ou do computador forem suficientes – economiza energia. Comprar produtos que usem pouca embalagem.

E mais: reaproveitar a água da chuva para limpar calçadas e regar plantas. Comprar em lojas de segunda mão: produtos novos não são necessariamente melhores.

As dicas foram divididas em categorias: Sofá Superstar, Heroína ou Herói da Família e Pessoa Legal do Bairro, de acordo com o grau de envolvimento e dificuldade da mudança de comportamento.

“Este guia nos lembra que os direitos humanos são exercidos dia após dia, por cada um de nós, e todos podemos fazer uma diferença. Os direitos humanos não são unicamente políticos ou civis, mas também econômicos, sociais e culturais, e a cada dia mais ambientais”, afirma Maurizio Giuliano , diretor do UNIC Rio.

O objetivo do “Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo”, que foi adaptado do original em inglês, é fazer com que alcancemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, metas definidas pelos países membros da ONU. Em resumo, os ODS querem garantir o fim da desigualdade social e econômica nos quatro cantos do planeta e promover um futuro sustentável para todos nós (entenda melhor os ODS aqui).

A mudança começa com você! De verdade. Todo ser humano na terra, mesmo a pessoa mais indiferente e mais preguiçosa – faz parte da solução. Felizmente, existem algumas coisas super fáceis que podemos adotar em nossas rotinas que, se todos fizermos, fará uma grande diferença

Confira abaixo as dicas do “Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo”:

Level 1 – Sofá Superstar

Coisas que você pode fazer do seu sofá:

1 – Economize energia elétrica conectando aparelhos em um filtro de linha (réguas) e desligue completamente quando não estiver em uso, incluindo seu computador.

2- Cancele os extratos bancários em papel e pague suas contas on-line ou via celular. Sem papel, não há necessidade de destruição de florestas.

3 – Compartilhe, não apenas “curta”. Se você vê uma publicação interessante nas mídias sociais sobre os direitos das mulheres ou as mudanças climáticas, por exemplo, compartilhe para que pessoas da sua rede vejam também.

4 – Fale! Peça às autoridades locais e nacionais que se envolvam em iniciativas que não prejudiquem as pessoas ou o planeta. Você também pode expressar seu apoio ao Acordo de Paris e pedir ao seu país para ratificá-lo ou assiná-lo, caso isto ainda não tenha sido feito. OBS.: O Brasil já assinou mas o material será compartilhado com outros países de língua portuguesa.

5- Não imprima. Viu algo online que você precisa lembrar? Anote em um caderno ou melhor ainda, em um post-it digital e economize papel.

6- Apague as luzes. Sua TV ou a tela do computador oferecem um brilho aconchegante, então, desligue outras luzes se não precisa delas.

7- Pesquise um pouco on-line e compre de empresas que você sabe que possuem práticas sustentáveis e não prejudicam o meio ambiente.

8 – Denuncie agressores online. Se você notar assédio em comentários nas redes sociais ou em uma sala de bate-papo, denuncie essa pessoa.

9- Mantenha-se informado. Acompanhe as notícias locais e mantenha contato com os Objetivos Globais on-line ou nas mídias sociais no @GlobalGoalsUN. (em inglês)

10 – Conte-nos sobre suas ações para alcançar os objetivos globais usando a hashtag #globalgoals nas redes sociais.

11 – Compense as suas emissões de carbono! Você pode calcular quanto você produz de carbono e comprar créditos climáticos do Climate Neutral Now Climate Neutral Now . Desta forma, você ajuda a reduzir as emissões globais mais rápido.

Level 2 – Heroína /Herói da Família

Coisas que você pode fazer em casa:

1 – Ar Natural. Deixe seu cabelo e roupas secarem naturalmente em vez de usar máquina de secar ou secador. Se você for responsável por lavar as suas roupas, certifique-se de usar a máquina na capacidade cheia.

2- Tome banhos curtos. As banheiras requerem mais litros de água do que um banho de 5 a 10 minutos.

3- Coma menos carne, ave e peixe. Mais recursos são usados para fornecer carne do que plantas)

4- Congele produtos frescos e sobras de comida se você não tiver a chance de comê-los, antes que estraguem. Você também pode fazer isso com refeições para viagem, se você sabe que não vai querer comer no dia seguinte. Você vai economizar comida e dinheiro.

5- Compostagem com os restos de alimentos pode reduzir o impacto climático ao mesmo tempo que recicla nutrientes.

6- Reciclagem de papel, plástico, vidro e alumínio evita que os aterros cresçam.

7- Compre produtos que usem pouca embalagem.

8- Evite pré-aquecer o forno. A menos que você precise de uma temperatura de cozimento precisa, comece a aquecer sua comida diretamente quando ligar o forno.

9- Conecte entradas de ar em janelas e portas para aumentar a eficiência energética.

10 – Ajuste seu termostato – é ele que regula o consumo de energia no ar condicionado e no aquecedor.

11- Substitua aparelhos antigos por modelos de energia eficiente e lâmpadas econômicas.

12- Se você tiver a opção, instale painéis solares em sua casa. Isso também reduzirá sua conta de eletricidade!

13 – Compre um tapete. Carpetes e tapetes mantêm sua casa quente e seu aquecedor com baixo consumo.

14- Não enxague. Se você usa máquina de lavar louça, não enxague os pratos antes de ligar a máquina.

15- Escolha uma melhor opção de fralda. Use em seu bebê fraldas de pano ou uma nova marca descartável ambientalmente responsável.

16- Reaproveite a água da chuva para limpar calçadas e regar as plantas do seu jardim.

17 – Use palitos de fósforo. Eles não utilizam petróleo, ao contrário dos isqueiros plásticos.

Level 3 – Cara legal do bairro

Coisas que você pode fazer fora de sua casa:

1- Compre de comerciantes locais. O apoio às empresas do seu bairro mantém as pessoas empregadas e ajuda a impedir que caminhões viagem longas distâncias.

2- Compre Inteligente – planeje refeições, use listas de compras e evite compras por impulso. Não se renda a truques de marketing que o levem a comprar mais alimentos do que você precisa, principalmente itens perecíveis. Embora comprar em grande quantidade possa ser mais barato por unidade, estes alimentos podem se tornar mais caros se desperdiçados.

3- Compre Frutas e vegetais “diferentes” – muitas frutas e vegetais são jogados fora porque seu tamanho, forma ou cor não parecem “corretos”. Comprar estes vegetais e frutas diferentes, porém perfeitamente bons, seja em mercados ou feiras, faz com que menos alimentos sejam desperdiçados.

4- Quando você for à um restaurante e pedir frutos do mar sempre pergunte: “Você serve frutos do mar sustentáveis?” Deixe seus restaurantes e estabelecimentos comerciais favoritos saberem que os frutos do mar de origem sustentável são prioridade na sua lista de compras.

5- Compre apenas frutos do mar sustentáveis. Existem agora muitos aplicativos como o “The Seafood Watch App” http://www.seafoodwatch.org/seafood-recommendations/our-app  que dizem o que é seguro consumir.

6- Vá de Bicicleta, caminhe ou use o transporte público. Deixe as viagens de carro para quando você tiver um grande grupo.

7- Use uma garrafa de água e uma xícara de café reutilizável. Reduza o desperdício e talvez até economize no café.

8- Leve sua própria sacola quando for fazer compras. Dispense o saco plástico e comece a usar sua própria sacola retornável.

9- Pegue menos guardanapos. Você não precisa de muitos guardanapos para comer seu lanche. Pegue apenas o que você precisa.

10- Compre em brechós. Produtos novos não são necessariamente melhores. Veja o que você pode reaproveitar em lojas de segunda mão.)

11- Faça a manutenção do seu carro. Um carro bem conservado emitirá menos fumaça tóxica.

12 – Doe o que você não usa. As instituições de caridade locais darão, com carinho, uma vida nova a roupas, livros e móveis usados.

13- Vacine-se e vacine seus filhos. Proteger sua família de doenças também ajuda a saúde pública.

14- Faça bom uso do direito de eleger os líderes em seu país e na sua comunidade local.

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.