Governo libera uso de mais 63 agrotóxicos no Brasil: total já chega a 353, apenas em 2019

Trump libera uso de agrotóxicos proibidos nos Estados Unidos pelo governo Obama

Como se não bastassem os ataques à Amazônia e o desrespeito aos seus povos, o governo Bolsonaro segue liberando mais agrotóxicos e envenenando a população brasileira. Na terça-feira (17/09), foram autorizados mais 63 agrotóxicos, totalizando 353 apenas em 2019. Na última década, o ritmo de liberação de veneno nunca esteve tão acelerado. 

Dos produtos liberados ontem, 38% estão nos mais altos níveis de toxicidade à saúde humana (extremamente ou altamente tóxicos). Um deles, o Dinotefurano, é um ingrediente ativo novo no Brasil, que não é aprovado na União Europeia.

O conjunto das aprovações continua indo na contramão dos argumentos usados pela Ministra da Agricultura Tereza Cristina e pela bancada ruralista, de que um maior ritmo de aprovações resultaria no registro de moléculas menos tóxicas e mais modernas. 

Entre as novas liberações também está o Dibrometo de diquate, banido na Europa em 2018, por oferecer riscos aos trabalhadores rurais e aos pássaros. Enquanto naquele continente muitos desses venenos são proibidos para proteger a população, no Brasil eles seguem recebendo sinal verde do governo.

No ano passado, a sociedade se colocou contra o Pacote do Veneno e a favor da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). Agora, estamos vendo o Pacote do Veneno ser empurrado em forma de pílulas aos brasileiros pelo Poder Executivo.

Debate para quê?

O governo e seus parlamentares aliados seguem surdos e mergulhados em sua agenda de destruição, mas a sociedade continua dizendo em alto e bom som que não quer mais veneno em sua comida.

A nova liberação acontece um dia após representantes da sociedade civil se reunirem em Comissão Geral na Câmara dos Deputados para discutir a utilização de agrotóxicos. Especialistas criticaram a possível aprovação do Pacote do Veneno e sua aplicação em “doses homeopáticas” pelo governo. 

“De que adianta promover um debate, em que foi defendida a importância de uma transição de nossa agricultura para um modelo que não nos envenene se, menos de 24 horas depois, o governo libera autoritariamente mais substâncias tóxicas ao meio ambiente e à nossa saúde?”, questiona Marina Lacôrte, coordenadora da campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace. “Não há nada de moderno e melhor nas novas aprovações, mais uma vez boa parte são moléculas velhas e tóxicas. Esse é o governo do veneno, dando as costas para a sociedade”, diz. 

Confira a fala de Marina Lacôrte na Comissão Geral na íntegra:

A chef Bela Gil também participou da audiência, questionando os R$ 2 bilhões de isenções fiscais concedidas ao agronegócio no momento em que se fala em contenção de gastos públicos.

“O que a gente está pedindo aqui não é por um milagre da noite pro dia! Não estamos dizendo que a agricultura convencional tem que acabar agora, parar tudo e começar do zero. Só estamos pedindo por uma política séria capaz de organizar essa transição e estimular sistemas sustentáveis de verdade. Eles já existem”. 

Larissa Bombardi, professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e autora de um atlas sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, chamou a atenção para a contaminação que acontece no campo, mesmo daqueles que não manipulam veneno diretamente, como crianças e adolescentes.

“Tivemos no Brasil, entre 2007 e 2014, 343 bebês intoxicados com agrotóxicos de uso agrícola. De zero a 12 meses, que não se locomovem sozinhos. Isso para mim é um atentado à infância e à saúde pública”, ela alerta. 

Segurando seu bebê no colo, Sofia Carvalho, da Associação de Produtoras e Produtores Agroflorestais, fez um discurso emocionante, destacando a resiliência dos sistemas agroflorestais.

“Não é tão simples estar aqui neste momento. Não pela maternidade, mas porque a gente passou a noite combatendo fogo de frente pra nossa roça. O fogo parou justamente na fronteira com a entrada para a nossa roça, que se dá em sistemas agroflorestais”, ela disse.

“A gente ouviu aqui que há um desafio tremendo em ter produtividade com agricultura dado o fato de que o Brasil é um país tropical. Mas nós da Associação de Produtores e Produtoras Agroflorestais encontramos nisso muito mais uma oportunidade do que um problema”, completou a jovem.  

Ajude a pressionar por uma agricultura sem veneno. Assine aqui o abaixo-assinado #ChegaDeAgrotóxicos.

*Texto publicado originalmente em 17/09/2019 no site do Greenpeace Brasil

Leia também:
Rede de supermercados sueca boicota produtos brasileiros por causa de excesso de agrotóxicos
Justiça condena pela terceira vez Monsanto: fabricante de agrotóxicos terá de pagar US$ 2 bilhões a casal com câncer
Discussão no Senado sobre a proibição de novos agrotóxicos e a proteção de abelhas no Brasil está nas suas mãos! Participe!
‘Coquetel’ de 27 agrotóxicos contamina a água de 1 em cada 4 cidades brasileiras

Foto: domínio público/pixabay

Deixe uma resposta

Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil faz parte da organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, com mais de 30 anos de luta pacífica em defesa do meio ambiente. Atua no Brasil desde 1992 (Eco92) e em 30 países por meio de ativismo e de protestos pelo meio ambiente