PUBLICIDADE

Governo dá presentão de Natal para quem desmata ilegalmente na Amazônia

Governo dá presentão de Natal para quem desmata ilegalmente na Amazônia

Os problemas ambientais na Amazônia se intensificaram em 2019, mas, acredite, a situação sempre pode piorar. Com a Medida Provisória (MP) 910, assinada na terça-feira (10/12), pelo Presidente Jair Bolsonaro, criminosos ganharam um presentão de Natal. Quem perde, mais uma vez, é a floresta e as pessoas que dependem dela para viver. 

A nova legislação permitirá que um pedaço gigantesco de terras públicas que foi desmatado ilegalmente entre 2008 e dezembro de 2018 na Amazônia seja legalizado. Na prática, isso quer dizer que crimes como desmatamento e invasão de terras públicas estão sendo não apenas estimulados, como também anistiados e premiados por Bolsonaro, trazendo graves prejuízos para a manutenção do equilíbrio ambiental e para o patrimônio dos brasileiros.

O novo texto piora legislações anteriores em duas principais questões. A primeira, temporal, é a permissão para que terras públicas ocupadas ilegalmente antes de maio de 2014 sejam regularizadas, com a possibilidade desse prazo se estender até 2018 (!). Os prazos anteriores eram 2008 e 2011, respectivamente.

A segunda é que facilidades no processo, que eram dadas apenas a pequenas propriedades (até quatro módulos fiscais), agora poderão ser utilizadas para regularizar imóveis de até 15 módulos fiscais, o que configura média propriedade (na Amazônia, isso equivale a até 1.650 campos de futebol).

Assim como aconteceu com iniciativas anteriores, com as leis nº 11.952/2009 e nº 13.465/2017, a MP 910 é uma falsa solução, porque oficializa a grilagem e manda uma mensagem clara de que o crime compensa, quando deveria priorizar direitos territoriais de agricultores familiares, populações indígenas, tradicionais e quilombolas e a proteção do meio ambiente. 

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro havia prometido avançar sobre áreas protegidas, enfraquecer órgãos de fiscalização, como o Ibama, e acabar com a “indústria da multa”. Não bastasse o Presidente passar 2019 inteiro colocando em prática uma política antiambiental, agora termina o ano beneficiando aqueles que cometeram crimes contra o meio ambiente.

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) mostra que 35% dos mais de 900 mil hectares de Floresta Amazônica, destruídos entre agosto de 2018 e julho de 2019, aconteceram em terras públicas griladas, o que comprova a conexão entre grilagem e desmatamento.  

A falta de regularização fundiária contribui de forma direta para o aumento do desmatamento, traz prejuízo ao patrimônio público e estimula a violência contra camponeses, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. No entanto, feita dessa forma, só serve para legalizar o roubo de terras públicas e a destruição da maior floresta tropical do mundo.

“O Estado brasileiro precisa apresentar uma solução à altura da gravidade do problema. Não podemos aceitar soluções simplistas para um problema tão complexo”, diz Danicley Aguiar, da Campanha de Amazônia do Greenpeace Brasil. “Mais do que sair emitindo títulos ao primeiro que pedir, é fundamental ordenar a gestão, unificando as bases de dados e garantindo toda a estrutura necessária aos órgãos fundiários, para qualificar a tomada de decisão e assegurar o aperfeiçoamento do processo de regularização fundiária”.

Você pode ajudar a pressionar pela proteção das florestas. Participe do abaixo-assinado pela Amazônia aqui!

*Texto publicado originalmente em 12/12/2019 no site do Greenpeace Brasil

Leia também:
Reserva Extrativista Chico Mendes sob ameaça: ministro suspende fiscalização ambiental após conversa com grileiros e infratores
Amazônia tem aumento de mais de 200% no desmatamento em outubro, apontam alertas do Imazon
Bolsonaro acusa Leonardo di Caprio de financiar incêndios na Amazônia. Ator reage e faz um alerta

Foto: ©Victor Moriyama/Greenpeace

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE