Google Sunroof Project: o street view da energia solar

imagem do site sunroof do google

Apesar de popular no mundo inteiro, muita gente ainda tem bastante dúvidas sobre a energia solar. Será que o custo de instalação realmente compensa a longo prazo? Será que minha casa recebe luz suficiente para a recarga dos painéis solares?

Ao perceber que milhares de usuários da internet pesquisavam e buscavam respostas sobre este mesmo tema, o Google decidiu lançar o Sunroof Project, uma plataforma online em que moradores das cidades americanas de Boston, Fresno e São Francisco conseguem descobrir se devem investir na instalação de painéis solares. A ferramenta, que mostra imagens de satélite em alta resolução, assim como o street view (o visualizor das ruas), faz um mapeamento da incidência do sol em determinado ponto.

O uso do aplicativo é bem simples. Basta o morador de uma destas cidades colocar seu CEP ou digitar o nome de sua rua e número de casa, que o Sunroof faz todos os cálculos automaticamente. É possível saber quantas horas de sol a casa ou edifício recebe por ano (o sistema leva em conta, por exemplo, o efeito que a sombra de árvores e edifícios próximos pode ter sobre a propriedade e as variações climáticas da região), qual a extensão de telhado disponível para a colocação dos painéis e ainda, a economia estimada nos próximos 20 anos. O aplicativo indica também companhias próximas que trabalham com energia solar.

Neste primeiro momento, a plataforma só está disponível para as três cidades testes americanas. Mas o Google planeja levá-la para outros lugares dos Estados Unidos e do mundo. Como acredita na descarbonização do setor elétrico, ou seja, no investimento em fontes de energia limpas (eólica, solar, hidráulica) – menos nocivas ao meio ambiente – a empresa quer incentivar mais e mais pessoas a apostar na energia que vem do sol. O que já se tem absoluta certeza é que esta tecnologia fica mais barata a cada dia e definitivamente veio para ficar!

 

Imagem: reprodução do site Sunroof Project

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

2 comentários em “Google Sunroof Project: o street view da energia solar

Deixe uma resposta