Google busca projetos inovadores que usam a tecnologia para promover transformação social. Inscrições até 21/3!

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A tecnologia pode resolver alguns dos problemas mais complexos do mundo e transformá-lo em um lugar melhor para se viver. Com base nessa ideia, o Google criou o Desafio de Impacto Social, lançado no Brasil no ano passado. E, se você acredita nessa ideia também – e tem um projeto inovador que quer tirar do papel -, não pode perder a edição deste ano.

O objetivo do Desafio é identificar 10 organizações inovadoras, que promovem o uso criativo da tecnologia e assumem riscos pela transformação social, incentivando-as com prêmios que somam R$ 10 milhões, assim divididos: quatro grandes vencedoras contempladas com R$ 1,5 milhão (cada) e as demais finalistas com R$ 650 mil (cada).

Vale qualquer aplicação de tecnologia! No ano passado, as organizações vencedoras dos grandes prêmios foram o Instituto Geledés (vencedor do voto popular: aplicativo contra violência doméstica), o Meu Rio (projeto Rede Minha Cidade), o Instituto Zero a Seis (aplicativo SMSBebê) e a Conservação Internacional – CI (aplicativo Pesca + Sustentável). Conheça todas em detalhes e as outras finalistas no site do Desafio: primeira edição.

Critérios, inscrição, jurados  e voto popular

Para estar entre os finalistas deste ano, os projetos devem atender cinco critérios: ideia, impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade.

As inscrições vão até 21/3, às 11h59. Os projetos inscritos serão analisados até o dia 23/5, quando o Google divulgará a lista dos 10 finalistas, dois de cada região do país: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A apresentação será feita por meio de vídeo (que terá orientação da equipe do Google) para votação popular até 13/6.

O grande vencedor só será conhecido no dia 14/6, na cerimônia de premiação, em São Paulo. Nela, os 10 finalistas apresentarão suas ideias para os jurados, que escolherão três prêmios. Estes receberão R$ 1,5 milhão e o projeto mais votado pelo público também. Os demais finalistas receberam R$ 650 mil, cada um.

Eis os jurados: Regina Casé (atriz e apresentadora), Marta Vieira da Silva (jogadora de futebol e embaixadora da ONU), Almir Naraymoga Suruí (líder do povo indígena Paiter Suruí), Adriana Varejão (artista plástica), Denis Mizne (CEO da Fundação Lemann) e Jacqueline Fuller (diretora do Google.Org).

Agora, assista ao vídeo que apresenta o 2º. Desafio de Impacto Social e os principais vencedores do ano passado:

Foto: Reprodução

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

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