Golfinhos agradecem a escolha dos consumidores por embalagens de vidro em supermercados europeus

A organização Friends of Glass (Amigos do Vidro) criou uma campanha deliciosa, adotada por alguns supermercados em Portugal, na Espanha, na França, Inglaterra e outras cidades europeias. Quando o cliente passa embalagens de vidro pelo código de barras, golfinhos felizes e saltitantes aparecem no monitor (onde aparece o preço do produto) para agradecer sua escolha.

As imagens e o som causam rápido impacto. A princípio, surpreendem os consumidores que, em seguida, se enternecem com os golfinhos e com a mensagem e sorriem ou dão risadas mais escrachadas. Não é à toa que a hashtag escolhida para a campanha é #CheersFromTheOcean (Felicidades do Oceano, em tradução livre).

A iniciativa não só quebra a rotina da compra como reconhece a importância da atitude dos consumidores. Comenta sobre a preservação de sua saúde, como também da vida nos oceanos que está sendo aviltada pelos plásticos que descartamos há anos! Estima-se que, até 2050, haverá mais plástico no oceano do que peixes. O futuro dos oceanos está ameaçado. O nosso também.

“O vidro é um recipiente natural, 100% reciclável e que respeita a saúde e o meio ambiente”. E convida a todos para que façam sempre escolhas sustentáveis como essa, refutando os plásticos

Sim! Como destaca a própria ONG: “o vidro é infinitamente reciclável, feito a partir de ingredientes naturais e torna tudo mais saboroso” já que não interfere nos ingredientes que acondiciona. Baita ideia que prova que é possível falar de assunto tão sério e “chato” de um jeito simpático, que toca o coração das pessoas. Você curtiria essa abordagem? 

Veja, abaixo, como foi a experiência em diversas cidades e o que disse quem passou por ela, assista ao vídeo editado pela Friends of Glass. Em seguida, leia as matérias que indicamos no final do post sobre o oceano e os plásticos.

Leia também:
Filhote de golfinho é vítima do plástico na Flórida
187 países assinam acordo para monitorar resíduos plásticos e restringir envio para nações mais pobres. O Brasil ficou de fora…
127 países já têm leis com restrições ao plástico. O Brasil não é um deles
Plásticos descartáveis estão banidos da União Europeia a partir de 2021
Canadá proibirá plásticos descartáveis a partir de 2021
O plastico que você usa uma vez tortura o oceano para sempre
Famoso restaurante peruano serve ceviche de plástico em campanha contra poluição dos oceanos
Garça com lacre plástico no bico provoca mobilização de moradores no interior de São Paulo
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Foto: Divulgação

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta