Folha de bananeira é alternativa natural e sustentável a embalagens e papel alumínio

O Brasil está entre os maiores produtores de banana do mundo. São aproximadamente 7 milhões de toneladas por ano. Não é surpresa que a fruta seja a mais consumida pelos brasileiros.

Rica em fibras, potássio, vitaminas, além de minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico, a banana ainda tem uma série de subprodutos. A casca da fruta, por exemplo, é muito utilizada na fabricação de farinhas, doces, tortas e sorvetes.

Mas há outro subproduto da banana que até há pouco tempo era descartado e pouquíssimo utilizado: sua folha.

Apesar de bastante empregada pelos povos indígenas, o seu uso mais comum tem sido na gastronomia, mas geralmente, como decoração em pratos de peixes e frutos do mar. Já na agricultura orgânica, é usada como adubo.

Todavia, uma nova utilidade está sendo encontrada para a folha de bananeira: ser alternativa a embalagens de plástico e ao papel alumínio.

No Sítio do Caçador, no município de Seropédica, no Rio de Janeiro, Verônica Leal e Jorge Papadopoulos comercializam as folhas e estudam outros usos para elas.

O casal, que vivia na capital carioca, decidiu largar a vida na cidade agitada e investir no cultivo de produtos orgânicos, ao lado de “plantas, bichos, árvores e natureza”, como conta Verônica. “Na nossa propriedade não entra nenhum pesticida, agrotóxico ou fertilizante que não seja natural. Nenhum animal recebe hormônios ou antibióticos”, garante.

Ao lado do marido, que é agronômo, Verônica também destaca o comprometimento com a não geração de lixo. “Separamos todo nosso lixo, reaproveitado por aqui mesmo o máximo possível. Garrafa vira tijolo ecológico, vira saco para plantar mudas, e assim por diante. O que não serve para nós vai para a cooperativa de catadores local.

Foi esta uma das razões que a folha da bananeira chamou tanto a atenção do casal. Resistente, impermeável e flexível, ela também é biodegradável, ou seja, pode ser usada na compostagem ou se descartada, irá se decompor naturalmente.

Verônica explica que as folhas são ótimas substitutas para o papel alumínio. Podem ser utilizadas não só no já tradicional peixe, mas também para cobrir assados que vão ao forno, para forrar a forma do bolo, para fazer os legumes, enfim, o que sua imaginação mandar!

Folha de bananeira é alternativa natural e sustentável a embalagens e papel alumínio

Folha de bananeira: substituta natural para o papel alumínio

Todavia, como a folha é muito quebradiça, o ideal é, primeiro, passá-la rapidamente pelo fogo. A sua estrutura muda (a molécula de água se quebra), e assim, ela fica mais flexível e fácil de ser trabalhada (aprenda como fazer nos vídeos ao final do post).

Além disso, Verônica também tem usado a folha como embalagem, para embrulhar um sanduíche, por exemplo, ou alguma sobra de comida.

“Seria uma ótima alternativa para ser usada como embalagem em food trucks, que geram uma quantidade absurda de lixo”, afirma Verônica. “Já estamos fazendo alguns experimentos, usando cola atóxica, para desenvolver produtos assim”.

Embalagem como alternativa ao plástico

Entretanto, a folha de bananeira tem uma vida curta. Como embalagem pronta dura aproximadamente 72 horas. Na geladeira, para ser usada como papel alumínio, uns 20 dias.

O Sítio do Caçador começou a comercializar a folha da bananeira há pouco tempo. A embalagem com uma unidade, que pode ter entre 1,2m até 2m, custa 3 reais. Questiono Verônica sobre o valor. Não seria muito caro? Ela explica que como estão longe do Rio, precisa incluir no preço todo o custo envolvido no transporte e entrega para os clientes.

Também indago sobre vender a folha de bananeira dentro de uma embalagem plástica. Se o objetivo é reduzir o descarte de lixo, não seria uma contradição. “Essa é uma grande questão para a gente. Nossa vontade seria vendê-la solta, no máximo com um barbante de algodão em volta, mas os mercados não aceitam desta maneira”, diz. “As pessoas ainda preferem uma embalagem bonita, mas não enxergam o custo por trás disso”.

Verônica acredita que este é só um começo. “Ainda estou descobrindo as inúmeras utilidades da folha”, revela.

O Sítio do Caçador não é o pioneiro nesta descoberta. Em São Paulo, a Folha de Bananeira já comercializa o mesmo produto há alguns anos. A empresa foi fundada também por outro casal, Enio e Gorete Rodrigues, que viram uma oportunidade de mercado, já que não achavam a folha para ser comprada em lugar algum.

Durante anos realizaram pesquisas e tiveram a consultoria de especialistas da Faculdade de Agronomia da USP, a Esalq. Hoje a marca é comercializada não só em mercados da capital paulista, mas também em algumas redes do Paraná.

Histórias que devem servir de inspiração para outros empreendedores espalhados pelo Brasil, porque afinal, em nosso país, a banana é um fruto em abundância e junto com ela, suas folhas!

Leia também:
Couro?! Não! Folhas.
A moda brasileira feita com lonas de barcos e redes de pesca retiradas do fundo do mar
Abacaxi se transforma em couro sustentável para roupas, calçados e móveis
Couro de pirarucu é para vestir, calçar ou usar a tiracolo e não para jogar fora
Couro de pirarucu brasileiro ganha prêmio internacional

Fotos: divulgação

14 comentários em “Folha de bananeira é alternativa natural e sustentável a embalagens e papel alumínio

    • 8 de fevereiro de 2018 em 4:14 PM
      Permalink

      Jaylei,
      É só você apertar no canto direito, debaixo do vídeo, o ícone do som, que ele abre o volume.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
  • 10 de fevereiro de 2018 em 1:12 PM
    Permalink

    Amei a reportagem!!!
    Tenho três bananeiras aqui em casa, vou aproveitar as folhas.

    Resposta
    • 21 de novembro de 2020 em 5:39 PM
      Permalink

      Se a vida útil não fosse tão curta eu usaria como embalagem de meu sabão de côco. Que pena.
      João K.

      Resposta
  • 12 de março de 2019 em 8:03 AM
    Permalink

    Sobre a embalagem, bastaria ela vender a folha de bananeira, embalada em folha de bananeira.

    Resposta
  • 12 de março de 2019 em 12:32 PM
    Permalink

    Muito interessante, amei!!! Parabéns pela iniciativa, vamos seguir a dica!!?

    Resposta
  • 19 de março de 2019 em 12:43 PM
    Permalink

    Assim como os veganos, alguns ambientalistas insistem em comercializar a preços absurdos seus produtos… muito além dos, já caros, produtos tradicionais… apesar da nobre intenção, é desanimador saber que a própria pessoa que promove o meio ambiente ou o veganismo haja dessa forma. Desse jeito ninguém adere. Pensem melhor. E, por favor, não patenteiem a folha da bananeira.
    Vocês excedem os limites do bom-senso. Quem promove, mais ainda.

    Resposta
    • 7 de novembro de 2019 em 3:18 PM
      Permalink

      A maioria dos produtos veganos ou ambientalistas como você falou não possuem economia de escala, são produzidos em pequena quantidade em equipamentos com baixo rendimento, que necessitam de mais mão de obra. Isso tudo citado faz o preço subir muito, não é má vontade.
      Grandes empresas capazes de realizar grandes investimentos em parques fabril alimentício para produzir alimentos veganos provavelmente não fazem por não existir demanda necessária.
      Abraço!

      Resposta
      • 7 de novembro de 2019 em 5:01 PM
        Permalink

        Oi Mauricio,
        Obrigada pela mensagem e comentário.
        Você tem razão: muitos desses produtos ‘ecológicos’ realmente não está viabilidade econômica, já que não conseguem ser produzidos em larga escala. Isso só acontecerá a partir do momento que houver aumento de demanda e uma maior exigência do consumidor diante da indústria de alimentos. Só a partir da pressão do consumidor é que empresas se sentem compelidas a mudar.
        Abraço,
        Suzana

        Resposta
        • 6 de fevereiro de 2021 em 5:57 PM
          Permalink

          Amei tenho bananeira no quintal essa dica me serviu de mais..

          Resposta
  • 10 de setembro de 2019 em 8:53 AM
    Permalink

    Já uso a muito tempo,sigo o costume de minha mãe sou mineiro ,fica até mas saborosos as coisas feito na folha de bananeira e mais saudável

    Resposta
  • 1 de dezembro de 2020 em 1:22 PM
    Permalink

    Precisamos entender que sistemas complexos de produção e consumo não sobreviverão. Pelo menos para atender a grande maioria da população humana. Cadeias e comunidades de produção e consumo local autossustentáveis são a saída para atender as necessidades de todos.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2021 em 5:58 PM
    Permalink

    Amei a dica vou usar tenho bananeira no quintal pena joguei muitas folhas no lixo rsrs

    Resposta
  • 29 de agosto de 2023 em 11:10 AM
    Permalink

    Pensei que eu tinha pensado primeiro nessa ideia…

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.