Sem milho, Festa Junina Livre de Transgênicos acontece neste sábado em SP

Sem milho, Festa Junina Livre de Transgênicos acontece neste sábado em SP

Consegue imaginar uma festa junina sem o tradicionalíssimo milho ou quitutes com milho? Acredite: ela existe. No intuito de promover a alimentação saudável, o movimento Slow Food realiza, em São Paulo, a segunda edição da Festa Junina Livre de Transgênicos, que reunirá gastronomia, oficinas, palestras, shows e atividades infantis no dia 25 de junho, das 9h às 18h, em São Paulo. A entrada é gratuita.

E esse boicote ao milho não é porque os organizadores não gostam de bolo de milho, broa ou espiga. Pelo contrário. Segundo o Slow Food, quase 85% do milho produzido no Brasil é transgênico, incluindo a espiga, os flocos, a farinha e o milho enlatado. Nem os subprodutos do milho ficam fora dessa, como o amido e a glucose, que são base da maioria dos alimentos processados à venda nos supermercados, como salgadinhos, bolos e biscoitos.

A Festa Junina Livre de Transgênicos pretende mostrar que é possível participar de uma festança de verdade sem milho, mas com várias outras comidinhas deliciosas no menu junino. Todos os pratos custaram entre R$ 5 e R$ 20 para serem feitos. Entre os quitutes, estão:
– dadinhos de tapioca com geleia de pimenta e mandioca frita, ambos fritos no óleo de dendê;
– bijajica, uma espécie de cuscuz de mandioca e amendoim;
– amendoim torrado doce e salgado;
– cuscuz de tapioca com coco;
– pinhão;
– cuscuz paulista de arroz;
– bolo de amendoim;
– curau de abóbora;
– vinho quente;
– quentão sem álcool,
– e chocolate quente.

Na imagem, uma ilustração de divulgação da Festa Junina Livre de Transgênicos, a bijajica e o curau de abóbora
Na imagem, uma ilustração de divulgação da Festa Junina Livre de Transgênicos, a bijajica e o curau de abóbora

No dia do arraial, haverá um bate-papo sobre sementes crioulas e variedade de milho, às 11h, e troca de sementes o dia todo. Interessados podem conferir a programação completa na página do evento no Facebook. A Festa Junina Livre de Transgênicos conta com o apoio da Horta das Flores e da Subprefeitura da Mooca e é promovida pelo projeto Viva Bairro!, Praças dos Povos e seus parceiros.

Sobre a Festa Junina Livre de Transgênicos

Data: 25/06, das 9h às 18h
Local: Horta das Flores
Endereço: Av. Alcântara Machado, 2200, Mooca – São Paulo/SP
Entrada franca.

Fotos: Paulo Pinto/ Fotos Públicas; Divulgação/Slow Food

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.

Um comentário em “Sem milho, Festa Junina Livre de Transgênicos acontece neste sábado em SP

Deixe uma resposta