PUBLICIDADE

Férias sem telas

Férias sem telas

Estamos em julho, mês de férias e com as crianças com tempo livre para brincar. Temos recebido algumas mensagens de pais que estão se movimentando para levar os filhos para brincar do lado de fora e com a natureza e não sabem muito bem o que fazer. Pensando nesse mês especial e nos pais que estão nos escrevendo, tivemos uma ideia para vocês mostrarem como estão brincando nas férias do lado de fora.

Primeiramente, vamos deixar aqui algumas dicas, e logo contamos como vocês podem participar.

1) Adulto, relembre da sua infância.

Temos certeza que muitos leitores tiveram experiências inesquecíveis em contato com a natureza. Por que não reviver estes momentos? Conte essas histórias para as crianças e façam estas brincadeiras acontecerem novamente.

2) Vá a pé e faça novos caminhos

O caminho em si pode ser uma brincadeira. Saia sem pressa, faça novos trajetos para um mesmo destino. Descubram o que passa despercebido na nossa rotina. Observe a natureza se expressando espontaneamente nas frestas da calçada, nos muros e por toda parte, na cidade.

3) Adote a regra do dia ensolarado

As férias de inverno muitas vezes tem como empecilho para estar ao ar livre as temperaturas baixas, o vento, a garoa. Nossa sugestão é que façam um combinado com as crianças: o dia está ensolarado? Todos pra fora!

4) Roupa certa

Seguimos o ensinamento que aprendemos nas escolas da floresta e já contamos por aqui: não existe tempo ruim mas sim roupa certa. Se está frio, vistam-se adequadamente para estar do lado de fora. Viver experiências em temperaturas diferentes é uma aventura única.

5) Sujeira

Pesquisas afirmam que se sujar de natureza faz parte da interação e é importante pra nossa saúde. É melhor gastar tempo e dedicação para lavar as roupas sujas do que com cuidados com doenças.

6) descubra novos parques e espaços pela cidade

Você conhece quantos parques tem a sua cidade? Muitas vezes acabamos visitando sempre os mesmos. Aproveite as férias para explorar novos espaços com tempo e disponibilidade.

7) Tempo e Disponibilidade

Quando estiverem com as crianças aproveitem pra aprender com elas. Não tenha pressa e deixe-as conduzir o passeio. Esteja aberto e disponível para ver, ouvir e sentir o que as crianças tem a mostrar.

8) Desconecte-se

Use estes momentos para conectar -se com a natureza, com o mundo e com as crianças e desconecte-se dos smartphones, tablets.

9) Memórias

Viva estes momentos e preocupe-se mais em registrá-los com a memória que com fotografias. Claro, fotografe estes momentos, mas preste atenção para não exagerar. As memórias são feitas com todos os sentidos e não apenas com a visão. Preste atenção em cheiros, sons, texturas e temperaturas.

10) Crie um diário

Criar um diário de férias junto com as crianças pode ser uma experiência para registrar estes passeios não apenas com o nosso olhar, mas com o deles. Anote as brincadeiras que mais gostaram, com quem estiveram, como estava o céu, o que encontraram, sensações que tiveram.

E agora é com vocês:  nos contem e nos mostrem nas redes sociais, ou aqui nos comentários usando a hashtag #feriassemtelas e #sercriançaenatural. As imagens compartilhadas estão reunidas em um álbum em nossa página no Facebook para inspirar muitas famílias a brincar com a natureza!

Foto: Ana Carol Thomé

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE