Felipe Tubarão é o grande vencedor do 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

Felipe Tubarão é o grande vencedor do 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

Não foi uma decisão fácil. O Conexão Planeta recebeu centenas de imagens, flagrantes únicos da vida selvagem brasileira, registrados por fotógrafos amadores e gente apaixonada por animais e fotografia. Entre todos os participantes, nosso grupo de jurados escolheu cinco finalistas e, agora, é a vez de divulgar quem ficou em 1º lugar.

O biólogo carioca Felipe Tubarão é o vencedor do 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais, em parceria com o Bananal Ecolodge.

A imagem da borboleta que pousa rapidamente sobre a jiboia foi feita em agosto de 2015. Felipe, que trabalha no Instituto Estadual do Ambiente, no Rio de Janeiro, participava de uma atividade de monitoramento realizada pelos Guarda-Parques, no Parque Estadual da Pedra Branca. “O ecossistema monitorado foi a calha do Rio Grande, e em uma das suas nascentes, encontrei este exemplar de jiboia (Boa constrictor)”, relembra Felipe. “Durante alguns segundos, enquanto eu fazia a fotografia da serpente, uma borboleta sobrevoou a margem do rio e pousou exatamente em cima da jiboia, até continuar o seu voo à outra margem do rio”.

Felipe Tubarão: o vencedor do 1o Concurso Conexão Planeta de
Fotografia de Animais

O júri do concurso foi composto pelos fotógrafos que assinam coletivamente o blog Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta: Daniel De Granville, Marcos Amend, Zig Koch, Adriano Gambarini, João Marcos Rosa, Leonardo Merçon, Andrea Goldschmidt e Rogério Assis.

Estes profissionais, com anos de experiência e prêmios internacionais em seus currículos, analisaram a técnica, a composição (posicionamento dos elementos dentro do quadro), a ação que a imagem mostra (comparando, por exemplo, com um bicho que está parado sem fazer nada), a raridade da cena e da espécie registradas.

E foi o conjunto destes critérios que fez com que o flagrante feito por Felipe Tubarão recebesse o maior número de votos.

Pela votação da nossa fanpage no Facebook, a foto de Rogério de Castro Duarte e Silva, de Cocalzinho de Goiás, do beija-flor-de-orelha-violeta, foi a que recebeu o maior número de curtidas. Com isso, ela ganhou um ponto a mais na soma total dos votos dos jurados.

Mesmo assim, Felipe foi o vencedor! Como prêmio, ele vai ganhar uma estadia de final de semana, com direito a acompanhante, no Bananal Ecolodge, localizado numa região pouco conhecida do turista comum, o Sertão do Ubatumirim, no litoral de São Paulo, um pequeno paraíso em meio à Mata Atlântica.

Com uma das mais ricas biodiversidades do planeta, o Brasil é o lugar perfeito para os apaixonados por natureza e fotografia mostrarem seu talento. Foi com este objetivo que o Conexão Planeta lançou seu 1o Concurso de Fotografia de Animais: além de valorizar novos talentos da fotografia de animais no país, promover a proteção e conservação da nossa fauna nativa.

Agradecemos muita a participação de todos os concorrentes! Recebemos imagens lindas dos mais diversos lugares: Joinvile, em Santa Catarina, Bonito, no Mato Grosso do Sul, Floriano, no Piauí, Esmeraldas, em Minas Gerais, Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco e também das capitais Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus…

Parabéns para Felipe Tubarão e parabéns a todos! E obrigada por compartilharem seu talento com o 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais!

Fotos: divulgação Conexão Planeta e arquivo pessoal 

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.