Que tal uma faxina na nossa comunicação?


O telefone toca na barulhenta redação da TV Cultura. Irritada com o rumo do dia, tiro o fone do gancho e solto um alô nem um pouco amigável. Do outro lado, uma voz masculina não titubeia e diz: “Olha você não sabe quem está falando e não importa, mas não tenho nada com a sua irritação. Da próxima vez, respira e pelo menos simula um sorriso. Quem está do outro lado vai perceber”.

Essa passagem foi tão significativa que, 15 anos depois,  busco “obedecer” a voz dessa sabedoria.

Nos últimos tempos, tenho observado que a qualidade da comunicação piora a cada dia. E os reflexos estão aí,  dentro de casa, no ambiente de trabalho, na escola e na sociedade como um todo.

As minhas observações pessoais e do coletivo levaram-me a algumas reflexões e a iniciar uma “faxina comunicacional” que compartilho com vocês no vídeo abaixo, que publiquei no nosso canal no Youtube.

Por que não ir além da limpeza da casa e do escritório? Não dar uma geral na forma como nos comunicamos para iniciar 2018 em um outro patamar?

Ouça e, depois, deixe seus comentários. Conte se você sente que tem algum problema para se comunicar “com o mundo” e gostaria que a gente tratasse aqui, no blog do Casal Verde. Pra nós, ele será o ano da comunicação saudável. Vamos nessa?

Foto: Jason Rosewell/Unsplash

Um comentário em “Que tal uma faxina na nossa comunicação?

  • 11 de janeiro de 2018 em 7:41 AM
    Permalink

    Muito oportuno! Linda contribuição pra começar um ano fazendo melhorar!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

Maria Zulmira de Souza

Zuzu é jornalista pioneira na área de comunicação sobre sustentabilidade. Criou programas e séries mostrando como viver de forma sustentável no dia-a-dia. Conselheira de várias ONGs e instituições, dirige a Planetária Casa de Comunicação