Fabricante de cerveja cria embalagem comestível e biodegradável

embalagem de cerveja biodegradável e comestível

Que tal uma cervejinha bem gelada no final de semana? E melhor ainda, se for sem culpa? Bom, uma fabricante de bebidas da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova embalagem sensacional para resolver este problema: os anéis de plástico, utilizados para os pacotes de seis unidades, são feitos de bioprodutos dos ingredientes da fabricação da cerveja (resíduos de cevada e trigo). Com isso, eles são comestíveis e biodegradáveis.

Anéis de plástico provocam um estrago ambiental gigantesco. Descartados em qualquer lugar, acabam em rios e oceanos, onde milhares de animais são mortos porque ficam presos ou são estrangulados por eles. Além disso, estas embalagens se juntam às enormes montanhas de partículas plásticas espalhadas pelos mares do planeta, que são digeridas por animais marinhos.

A Saltwater Brewery, responsável pela inovação, garante que a embalagem é tão resistente quanto à feita com plástico. No mês passado, a empresa fez um período de teste, quando produziu os anéis através de impressão 3D. A partir de agora, a fabricante afirma que vai utilizá-los em toda a linha de produção, cerca de 400 mil latas de cerveja por mês.

Apesar do custo da nova embalagem biodegradável ser mais caro que do que a tradicional, os proprietários da Saltwater afirmam que a iniciativa mostra que é possível desenvolver novas matérias-primas sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente. Só nos Estados Unidos, são consumidos 22 bilhões de litros de cerveja por ano. Deste total, 50% deles são comercializados em latas.

Enquanto latas de alumínio são o material mais reciclado por lá (segundo a agência de proteção ambiental do país, o alumínio representa menos de 1% dos resíduos descartados), o plástico ainda é um grande problema. Estima-se que os americanos usem 2,5 milhões de garrafas plásticas por hora. A maioria delas é simplesmente jogada no lixo.

Confira abaixo o vídeo de divulgação da nova embalagem da Saltwater Brewery:


Leia também: 
Quer sacola plástica? Então pague por ela!
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Estados Unidos proíbem uso de micropartículas plásticas em cosméticos
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas

Foto: divulgação Saltwater Brewery

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.