Exposição faz viagem pelo ar, a mais fina camada da atmosfera

uma-fina-camada-troposfera-800x445
A parte da atmosfera onde vivemos, que recobre oceanos e continentes, é a mais fina – tem um milésimo do diâmetro da Terra! – e se chama Troposfera. Gasosa e frágil, tem passado por grandes transformações provocadas pelos seres humanos e, agora, ganha exposição no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, de hoje a 30/11.

A montagem – que reúne documentário e fotos – convida pessoas de todas as idades a conhecer sua história, chamando a atenção para a necessidade urgente de preservá-la. Nada como conhecer para proteger.

Dividida em duas tendas interligadas, “Uma Fina Camada” narra a história da Troposfera desde o surgimento da atmosfera, sua composição, formas de utilização do ar até seu estado atual, com ênfase para a importância da vida terrestre.

uma-fina-camada-atmosfera-projecao-de-tendasNa tenda maior, documentário panorâmico, de curta metragem, envolve o visitante como se fosse a atmosfera e é acompanhado por animações feitas em estúdio e imagens da Reserva Betary, sede do Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio). O roteiro é assinado por Sérgio Pompéia e Jayme Serva, do IPBio (Instituto de Pesquisas da Biodiversidade).

Na tenda menor, série de imagens em movimento revela expedição fotográfica produzida por Mário Águas em vários lugares do Brasil como a Chapada dos Veadeiros, o sertão de Pernambuco e uma área de Reserva da Mata Atlântica, além de pontos das cidades de Brasília e Salvador.

A ideia dos organizadores é sensibilizar os visitantes para despertar a consciência de crianças e adultos sobre a importância vital que o ar tem em suas vidas e, assim, mudarem atitudes e hábitos já. Acompanhe a exposição também pelas redes sociais: Instagram (@UmaFinaCamada) e Facebook.

A exposição ainda oferece projeto socioeducativo com atividades pedagógicas para escolas de São Paulo, no qual promover experiências de imersão com crianças a partir dos oito anos.

Na foto que ilustra este texto – capturada pela Nasa e que está na exposição -, observe a faixa alaranjada: é a troposfera, a camada onde vivemos e respiramos, onde acontecem fenômenos climáticos como tempestades e relâmpagos e também onde está a poluição.

Uma Fina Camada
Local: Parque Villa-Lobos – Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros / São Paulo-SP
Período: 5 a 30/11/2015
Visitação: 3ª a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Informações: 4082-3200
Para agendar visitas de escolas: 3021-1582 ou pelo email escolas@maioba.com.br

Fotos: Nasa

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.