“Eu, Herói”: o retrato da surpresa e emoção de crianças e jovens em tratamento contra o câncer

crianças em tratamento contra o câncer do livro "Eu, Herói"

Yuri, Isabela, Ana Beatriz, Gustavo, Luana e Gabriel. Além de todos serem crianças e adolescentes, eles têm algo mais em comum: estão travando uma corajosa batalha contra o câncer. E agora, alguma coisa mais os une. Eles e outros 22 meninos e meninas são os personagens principais do livro “Eu, Herói, lançado ontem (03/04), em São Paulo.

A publicação foi idealizada pelos fotógrafos Kênia Hernandes e Marcel Santana, que se inspiraram numa iniciativa semelhante, realizada em outro país. O casal contou com a ajuda de diversos profissionais voluntários – jornalistas, figurinistas, maquiadores e cabeleireiros –, que se uniram para fotografar as 28 crianças, transformadas em seus super-heróis ou ídolos infantis.

Todos estes colaboradores fazem parte do grupo Click Solidário Brasil. Através de campanhas nas redes sociais, foram arrecadadas quase 120 fantasias, além de perucas e adereços para compor o figurino de cada criança.

A redação e edição de “Eu, Herói” é do jornalista Ricardo Viveiros. “As crianças e jovens foram entrevistados com antecedência no hospital em que se tratam. Descobrimos discretamente quais eram os seus respectivos heróis. Montamos o estúdio, rouparia, sala de maquiagem e, por dois dias inteiros, com hora marcada, cada menino e menina foi clicado e teve seu sonho contemplado”, conta.

O mais bacana do projeto é que todas as crianças e adolescentes só puderam ver o resultado da produção depois de estarem prontas. Após serem maquiadas e fantasiadas, receberam uma venda nos olhos ou ficaram de olhos fechados. Assim como no vídeo internacional, que serviu de inspiração para Marcel e Kênia, o fotógrafo ficou posicionado atrás de um espelho. Os jovens então abriram os olhos para se ver no espelho e foi possível registrar este momento único, que revelou surpresa, alegria e muita emoção (assista ao vídeo no final deste post).

“Eu, Herói” foi produzido pela AzulSol Editora e o Click Solidário do Brasil, com apoio sociocultural da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. O livro pode ser encontrado nas lojas da Livraria da Vila, Martins Fontes e Saraiva.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda da publicação será integralmente revertido a entidades que cuidam de crianças e jovens que lutam contra o câncer. A ideia é oferecer a estes pacientes atividades de cultura e lazer para poder minimizar o sofrimento durante o tratamento da doença.

Assista abaixo o emocionante vídeo que mostra este lindo projeto:


Fotos: Click Solidário Brasil

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.