Em vídeo, artistas protestam contra a liberação da caça de animais no Brasil

Em vídeo, artistas protestam contra a liberação da caça de animais no Brasil

Alinne Moraes, Bruno Gagliasso, Miguel Falabella, Carolina Dieckmann e Thaila Ayala, entre outros artistas e ativistas, fazem parte do vídeo, lançado ontem (06/05) pela organização #342Amazonia, em protesto contra diversos projetos de lei, em tramitação em Brasília, que têm como finalidade liberar a caça de animais silvestres no país.

Além disso, o filme mostra o apoio do próprio presidente Jair Bolsonaro a essas iniciativas absurdas. Recentemente, em suas redes sociais, ele afirmou que a medida vai “beneficiar – e muito – a vida de colecionadores, atiradores e caçadores”.

De acordo com os idealizadores da campanha, “A caça é uma realidade criminosa no país, e pode piorar. Isso porque Bolsonaro diz que vai cumprir mais uma de suas ameaças contra o meio ambiente, flexibilizando a legislação que regula a caça no Brasil. A promessa do presidente tem endereço certo: facilitar a vida daqueles que querem assassinar animais por diversão”.

Aliás, Bolsonaro irá cumprir sua promessa hoje. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o presidente assinará esta tarde, um decreto que permitirá que cerca de 250 mil cidadãos registrados como “colecionadores, atiradores desportivos e caçadores”, possam andar com suas armas e munição. Além disso, pretende facilitar o registro dessas categorias para outros interessados.

#DigaNãoAEssaBarbaridade

De acordo com a Aliança Pró Biodiversidade (APB), existem quatro projetos de lei atualmente sobre o tema na Câmara dos Deputados:

  • PL 6.268/2016 (PL da Caça): do ex-deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) e que pretende legalizar as caças profissional e esportiva (sobre o qual falamos aqui, neste outro post);
  • PLP 436/2014: do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que tenta passar para os Estados o fornecimento de autorizações de caça;
  • PL 7.136/2010: do deputado federal licenciado e atual chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-SP), que propõe passar para os municípios a emissão de licenças de caça;
  • PL 1.019/2019: do deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP), que pretende criar o Estatuto dos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) abordando o armamento utilizado por essas categorias, além de considerar como legalizada a caça esportiva no Brasil.

A APB iniciou uma petição online, no site Change.org* , em que os brasileiros podem se manifestar contra essas propostas.

Como diz o ator e diretor Miguel Falabella no vídeo da campanha, “Qual recado passaremos para as gerações futuras? Eles crescerão vendo que caçar é algo normal?”

Caçar não é esporte. #DigaNãoAEssaBarbaridade

*Há ainda outra petição sobre o assunto, que até este momento, já tem mais de 395 mil assinaturas. Assine também!

Leia também:
Novo diretor do Serviço Florestal Brasileiro é autor do projeto que libera a caça de animais silvestres
Contra a caça de animais silvestres: por mais vida e paz em nossas florestas!
A caça mata nossa biodiversidade e oportunidades de negócios
Caçadores de rinocerontes passarão 25 anos na prisão, em condenação histórica na África do Sul

Foto: montagem reprodução vídeo

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

42 comentários em “Em vídeo, artistas protestam contra a liberação da caça de animais no Brasil

  • 7 de maio de 2019 em 1:47 PM
    Permalink

    Como jornalista, vc deveria informar corretamente que os animais que serão liberados para caça sao os HÍBRIDOS ou os q foram trazidos de maneira irregular para nosso país se adaptaram e hj oferecem grande risco às especies nativas. O javali devasta td por onde passa, mata i clusoce onças pardas e destroi toda a flora local, virou praga no sul do país e ameaça varias espécies.
    A caça continuará proibida para espécies nativas e que pertencem aos biomas brasileiros.
    Sabe, nao simpatizo com o atual presidente, porem, jamais deixaria ir adiante uma noticia fake ou c conteúdo duvidoso e tendencioso. É apelação demais agir assim.

    Resposta
    • 7 de maio de 2019 em 4:41 PM
      Permalink

      Erica,
      A caça ao javali já é permitida no Brasil, porque sim, ele é uma espécie invasora.
      Se você ler com cuidado todas as matérias que já escrevemos no site e que, indico no texto, o projeto de lei do ex-deputado Valdir Collato pretende “permitir o abate de animais silvestres em todo território nacional, inclusive em Unidades de Conservação (UCs) e a criação de campos de caça esportiva e comercial”.
      Nosso conteúdo não é duvidoso, nem tendencioso. É baseado em fatos.
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
      • 11 de maio de 2019 em 5:00 AM
        Permalink

        Exatamente isso q eu ía falar, Letícia. Duvido q caçador vai se preocupar com espécie (a maioria não tá nem aí para a questão), ele quer mais é usar o brinquedinho mortal. Qualquer barulhinho na mata q ñ verbalizar leva tiro.

        Resposta
    • 9 de maio de 2019 em 4:36 PM
      Permalink

      Obrigada pela informação e pelo seu caráter exemplar. Abraços

      Resposta
    • 23 de maio de 2019 em 11:48 PM
      Permalink

      Você que vi e num país da impunidade e que tem crapulas que matam por prazer cachorro, gato, que lidera na violência doméstica,mar mãe, mulher e filhos, deveria enxergar além dos artigos da lei!!! Acha mesmo que a ideia é matar javali?????????? Olha pro mundo!!! Veja as práticas hediondas mundo afora!!! O Trump, liberou a entrada de Martins, o que era proibido, si pro filhinho.inutil dele trazer seus troféus, os elefantes que tiveram o Dá é de cruzar o seu caminho!!! Usando os milhões para comprar gente.miseravel, que acham que estão fazendo.um ótimo negócio permitir a matança, psra satisfa de o prazer sórdido destes psicopatas!!! O jornalismo pode muito,mas não pode tudo! Cabe o indivíduo se situar no mundo e enxergar os objetivos por trás das ações,como por exemplo:quando.um governo ataca a educação e pra que condene gerações à ignorância e ausência do espírito crítico e evolução de oensamento, turma do pessoas obtusas, uvnobeus, que pegam uma resposta pronta, que alguém diz e não vai pesquisar, refletir e constatar! Leu o que alguém escreveu, alegando que o alvo e javali e pronto!!! Aí já estão exagerando, que não matar tucanos, onças!!! Sem autorização a onça já está ameaçada!!! Imagina autorizando!!!!

      Resposta
    • 12 de junho de 2019 em 8:50 PM
      Permalink

      Você é bióloga sra. Erica? Certamente não, caso contrário, jamais defecaria uma coisa dessas. Se não tem nada de útil para oferecer para raça humana, mantenha-se em silêncio. Obrigado.

      Resposta
    • 30 de junho de 2019 em 10:50 AM
      Permalink

      Muita crueldade matar os javalis pq estão trazendo prejuízo aos agricultores. Nos mesmos damos prejuízo à natureza e nem por isso devemos ser abatidos .

      Resposta
    • 6 de julho de 2019 em 9:09 AM
      Permalink

      Vc acredita mesmo? Nem o presidente respeita o meio ambiente, meu caro!

      Resposta
  • 7 de maio de 2019 em 4:18 PM
    Permalink

    Vídeo editado! Enganoso, pq não colocaram a parte a qual animal ele se refere? É para caça de JAVALIS! Javali é como praga, destrói.

    Resposta
    • 7 de maio de 2019 em 4:30 PM
      Permalink

      A caça do javali já é permitida no Brasil, Kelly.
      O vídeo se refere ao decreto que será assinado hoje!
      Abraço,
      Suzana

      Resposta
      • 7 de maio de 2019 em 9:24 PM
        Permalink

        Sou contra a caça a qualquer tipo de animal!

        Resposta
        • 11 de maio de 2019 em 2:02 PM
          Permalink

          Eu sou a favor da caça de animais, esses do meio político kkkkkkkk

          Resposta
          • 21 de maio de 2019 em 10:09 PM
            Permalink

            Muito interessante caçar políticos. Eu, que nunca empunhei uma arma, ia adorar essa caçada. Deveríamos pensar também no abate dos pobres animais que são criados e levados aos milhões aos matadouros para uma população que devora animais diariamente. Criticam os caçadores quando, na verdade, são iguais. Pobres frangos, porcos, perus, bois, ovelhas e outros. Todos os que comem carne são caçadores indiretamente. Muitos, nem se deram conta disso. Eu odeio caçadores, mas também odeio os devoradores de carne.

  • 7 de maio de 2019 em 6:32 PM
    Permalink

    INDEPENDENTE DE QUAL ANIMAL , MATAR NÃO É ESPORTE E NEM DIVERTIMENTO E O SER HUMANO NÃO TEM O DIREITO DE DECIDIR SOBRE A VIDA DE OUTROS HABITANTES DA TERRA.

    Resposta
    • 8 de maio de 2019 em 1:01 PM
      Permalink

      Nunca pensou como seus antepassados sobreviviam? Fazendo campanha de proteção aos animais ou atirando flecha na nuca deles? O homem faz parte da natureza como um predador, l que não pode ocorrer são excessos e danos aos ameaçados de extinção. Por exemplo os javalis matam as onças, que são ameaçadas, logo temos que caçar os javalis para proteger asnoncaa

      Resposta
      • 10 de maio de 2019 em 11:22 AM
        Permalink

        Marcos os javalis foram trazidos ao Brasil para serem usados como mercadoria, como uns dizem, eles são carne, não são espécie, aliás, já ouvi essa utilização para porco, vaca, galinha, espécies usadas no abate. Esses ditos empresários teriam que ter tido mais responsabilidade e não os ter deixado escapar ou solto na natureza. Nem javali ou outro qualquer animal deve ser assassinado por esporte.Você sabe tanto quanto eu ou qualquer um que para caçadores tá na vista é alvo.

        Resposta
    • 8 de maio de 2019 em 1:43 PM
      Permalink

      Então beleza eu até concordo mas nos temos que deixar de comer carne de gado carne de porco carnes em geral porque todos sao seres vivo vamos comer so legumes e mato porque todo mundo fala mais nos fim de semana estão todos nas suas mansões comendo churrasco

      Resposta
      • 9 de maio de 2019 em 2:04 PM
        Permalink

        Não compare um animal de criação , à um
        Silvestre , pra começar o Silvestre vive por conta própria ,na natureza , um porco 🐷 doméstico vive de ração , gado de pasto plantado , e farelo , são vacinaria etc , tu acha que não
        Tem problema comer um animal
        Sem vacinas , caça Silvestre além
        De tudo pode transmitir doenças na carne , no mais não precisa de civilização já que tu quer viver de caça 😄, vá viver como os índios da Amazônia , sim
        A caça é natural , mas ali é uma questão de sobrevivência e de cultura , índio não vive em cidades , não tem shopping center na aldeia , se reparar no mapa vai ver que eles tbem
        Presavam suas matas , e você quer comparar a caça desses desmatadores com
        A caça do índio ?!!

        Resposta
  • 7 de maio de 2019 em 6:50 PM
    Permalink

    26 min ·

    PRESIDENTE BOLSONARO NÃO LIBEROU A CAÇA – nenhum decreto revoga uma lei. A oposição espalha fakes.
    Muitas pessoas estão convencidas equivocadamente de que o presidente Bolsonaro irá liberar a caça, apresentando Decreto. Isso não é verdade, e comprovo abaixo!

    Primeiramente, qualquer decreto assinado pela presidência da República NÃO revoga lei. Isso é fundamental para entendermos o assunto. A lei contra a caça existe desde 1967 – lei federal 5197, cuja redação explicita que é proibida a caça de animais silvestres, exóticos e em extinção no território nacional. Todavia, abre uma exceção, lamentavelmente – permite que caçadores amadores se agrupem ou se reúnam em clubes, associações, agremiações na prática de tiro ao alvo, inclusive, matando animais que não estão em extinção. Esta imoralidade advém dos anos 60 e, certamente, tal lei com este conceito não passaria nos dias de hoje. Mais uma vez destaco : um decreto não se sobrepõe a uma lei,
    revogando-a. É mentira acelerada, cuja cinética é para desgastar o governo que está ainda em fase inicial.

    A proposta da esquerda é DESESTABILIZAR O GOVERNO BOLSONARO, INFELIZMENTE! MAS, ISSO NÃO IRÁ ACONTECER. O POVO SENSATO APOIA BOLSONARO!

    Outros aludem que Bolsonaro citou a questão dos javalis em fazendas produtivas que estão destruindo lavouras e atacando o gado leiteiro. O que ocorre é o seguinte: estes animais não são oriundos e não pertencem a fauna brasileira – foram trazidos da África, parte da Europa e da América do Sul – alguns países – importados por fazendeiros na década de XX para comercialização via açougues e restaurantes. Todavia, a população brasileira rejeitou e, consequentemente, os animais foram soltos nas próprias fazendas e os fazendeiros esqueceram que eles se procriam e se alimentam, destruindo as lavouras para alimentação. O culpado é o ser humano e não esses animais!

    O IBAMA, desde 2014, CONCEDEU licença ilegalmente para fazendeiros assassinarem esses animais, ou seja, à revelia da lei. E agora, culpam Bolsonaro que está há apenas três meses no governo,um absurdo inominável. O grande culpado é o PT, simplesmente isso!
    Por isso, sinto-me no dever de manifestar-me por simples questão de ética e justiça. Bolsonaro NÃO tem culpa da matança desses animais, desde 2014.
    RATIFICO E REITERO QUE UM DECRETO NÃO TEM FORÇA PARA REVOGAR UMA LEI. O que existe é apelação da esquerda recalcada que espalha mentiras ou fakes por todas as mídias. Nós, sensatos, precisamos discernir o certo do errado, o justo do injusto e estou me manifestando. Bolsonaro NÃO autorizou a caça no Brasil!
    Caça é problema do LEGISLATIVO e não do EXECUTIVO!
    – Tenho dito!

    Gilberto Pinheiro
    jornalista, palestrante em escolas, universidades,
    consultor da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais
    da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RJ,
    dando destaque à senciência e direitos dos animais

    Somos o coração, a alma, a voz dos animais
    Gilberto Pinheiro

    Resposta
    • 8 de maio de 2019 em 8:10 AM
      Permalink

      Muito bem. É o que esperamos. E digo mais, existem outras maneiras de pegar javali, ninguém precisa de uma arma na mão para isso.

      Resposta
  • 7 de maio de 2019 em 8:20 PM
    Permalink

    Alguns incautos eleitores dele estão se recusando a acreditar que seja verdade ….. o mito está cumprindo o que prometeu … palavra por palavra …. eles poderão caçar mico-leão-dourado, fazer churrasquinho de anta, ararinha azul recheada, colecionar pele de onça pintada, casacos lindos de couro de jacaré ….

    Não nos esqueçamos que a esquerda liderada pelo Sr. Lula jogou os incautos no colo do mito !

    Resposta
  • 7 de maio de 2019 em 9:24 PM
    Permalink

    Odeio qualquer lei que permite maus tratos a qualquer animal…Animais não são nocivos…fazem parte da Natureza como nós e querem ser livres como nós e não serem assassinados como nós…
    Deixem todos animais em paz…
    Parem de se alimentar deles também …
    Não adinta ser contra caça mas come outros animais que creem que devem .?
    TODOS e sem Exeção devem ficar livres e não entrar em suas refeições!!

    Resposta
  • 7 de maio de 2019 em 11:38 PM
    Permalink

    Tem muitos problemas no Brasil , pra ficar atrás de autorizar a caça , bando de hipócritas , vai fazer projeto para cuidar de crianças questão passando fome ,desemprego total no Brasil ,
    No momento q estamos lutando p salvar animais , vem um idiota desse falar de caça ..vão tudo pqp

    Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 10:32 AM
    Permalink

    A educação e a saúde no Brasil tá uma porcaria e o senhor presidente se preocupa em autorizar caça a animais indefesos olha confesso que votei em você Bolsonaro por que achei que você ia se preocupar com coisas mais importantes do que liberação de caça to decepcionada com o senhor

    Resposta
    • 12 de maio de 2019 em 7:57 PM
      Permalink

      Mas dês de sempre ele falou que iria liberar a caça, isso não é de agora. Até hoje não vi nada que ele tenha feito que beneficia o povo. Eu não votei nele justamente por pesquisar o passado dele. Preconceituoso, racista, machista é despreparado. Não votei no Pt também, os dois são um atraso pro país. É o povo briga defendendo um ou outro. Ninguém se da conta que isso é ótimo pra eles, enquanto o povo briga eles fazem o melhor pra eles. Uma pena que o povo brasileiro não se da conta disso. Não importa quem votou nele ou não, temos que cobrar que façam o melhor por nós. Somos nós que pagamos a vida de luxo deles.

      Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 10:49 AM
    Permalink

    Vamos combinar estamos retrocedendo , lutamos tanto para a proibição de fogos para proteger os animais e vem um imbecil pago por facções criminosas e libera novamente pq ? Porque toda vez q chega droga nos pontos de vendas , traficantes anunciam soltando rojões . Agora caça ? Qual será a próxima ? Assim fica muito difícil , sem contar políticas q tem cara de boazinha , levanta bandeira de ecológica e é casada com traficante de madeira na Amazônia ! Acho q chega né ?

    Resposta
    • 9 de maio de 2019 em 4:48 PM
      Permalink

      Pois é, minha cara, adoro essa indignação seletiva..Caçar não pode, mas a matança covarde que os frigoríficos executam diariamente às especies domesticadas(boi, porco, carneiro, frango e peru, entre outros) e que são, crua e cruelmente mantidos e multiplicados para esse abate, isso pode, não é mesmo? Boi e frango confinado , por ex. não tem vida?

      Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 11:10 AM
    Permalink

    Com certeza digo Não a essa barbaridade! Assino e compartilho.

    Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 11:21 AM
    Permalink

    Digo Não aos maus tratos aos animais. Amo e sei o Amor que sao capazes de dar a nós seres humanos.

    Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 1:13 PM
    Permalink

    É cumprimento de promessa de campanha. Falta liberar mais, mais acesso a mais e melhores armas aos que assim quiserem e puderem; mas, por enquanto, tá bom. Obrigado, presidente Bolsonaro. Que fiquem para trás os cães ladrando à margem, a caravana vai avançando. Brasil 2019, início do milagre econômico brasileiro.

    Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 8:04 PM
    Permalink

    Meu Deus. Esse homem. Esta retrocedendo no tempo. Tdo de bom que já conseguimos. As barbaridades. Violências com animais e pessoas. Agora ele quer voltar atrás. Retroceder a evolução humana. Com atitudes retrógradas. E medieval

    Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 10:47 PM
    Permalink

    Gold! Gold! Libere-se mais armas. Stop! No dia em que as
    pessoas a quem vc mais ama, forem “caçadas” por essas mesmas armas. Você ainda continuará pedindo liberação? Responda-me, em um futuro próximo. Em tempo: Os javalis, foram trazidos da África. Assim, como toda a humanidade partiu do berço africana… inclusive você! Assim sendo, a caça predatória, aplica-se tb a você! Digo, você também será alvo das caçadas. Correto?

    Resposta
    • 9 de maio de 2019 em 1:55 PM
      Permalink

      Javali 🐗 desta espécie veio da Europa ! E não da África meu caro , mas concordo que armas não matam apenas javalis , já há varios incidentes com Moraes de pessoas que estavam
      Caçando javalis 🐗 e atiraram
      Na sombra , mataram pessoas e matam outros animais pois simplesmente atiram em tudo que se mexe … armadilhas são muito mais seletivas ,
      Pois pegam o animal vivo ! Se pegar uma capivara ou um cateto , se solta , se pegar um javali se abste ou mesmo se castra . Esse é o controle correto .

      Resposta
    • 9 de maio de 2019 em 4:17 PM
      Permalink

      PRESIDENTE BOLSONARO NÃO LIBEROU A CAÇA – nenhum decreto revoga uma lei. A oposição espalha fakes.
      Muitas pessoas estão convencidas equivocadamente de que o presidente Bolsonaro irá liberar a caça, apresentando Decreto. Isso não é verdade, e comprovo abaixo!

      Primeiramente, qualquer decreto assinado pela presidência da República NÃO revoga lei. Isso é fundamental para entendermos o assunto. A lei contra a caça existe desde 1967 – lei federal 5197, cuja redação explicita que é proibida a caça de animais silvestres, exóticos e em extinção no território nacional. Todavia, abre uma exceção, lamentavelmente – permite que caçadores amadores se agrupem ou se reúnam em clubes, associações, agremiações na prática de tiro ao alvo, inclusive, matando animais que não estão em extinção. Esta imoralidade advém dos anos 60 e, certamente, tal lei com este conceito não passaria nos dias de hoje. Mais uma vez destaco : um decreto não se sobrepõe a uma lei,
      revogando-a. É mentira acelerada, cuja cinética é para desgastar o governo que está ainda em fase inicial.

      A proposta da esquerda é DESESTABILIZAR O GOVERNO BOLSONARO, INFELIZMENTE! MAS, ISSO NÃO IRÁ ACONTECER. O POVO SENSATO APOIA BOLSONARO!

      Outros aludem que Bolsonaro citou a questão dos javalis em fazendas produtivas que estão destruindo lavouras e atacando o gado leiteiro. O que ocorre é o seguinte: estes animais não são oriundos e não pertencem a fauna brasileira – foram trazidos da África, parte da Europa e da América do Sul – alguns países – importados por fazendeiros na década de XX para comercialização via açougues e restaurantes. Todavia, a população brasileira rejeitou e, consequentemente, os animais foram soltos nas próprias fazendas e os fazendeiros esqueceram que eles se procriam e se alimentam, destruindo as lavouras para alimentação. O culpado é o ser humano e não esses animais!

      O IBAMA, desde 2014, CONCEDEU licença ilegalmente para fazendeiros assassinarem esses animais, ou seja, à revelia da lei. E agora, culpam Bolsonaro que está há apenas três meses no governo,um absurdo inominável. O grande culpado é o PT, simplesmente isso!
      Por isso, sinto-me no dever de manifestar-me por simples questão de ética e justiça. Bolsonaro NÃO tem culpa da matança desses animais, desde 2014.
      RATIFICO E REITERO QUE UM DECRETO NÃO TEM FORÇA PARA REVOGAR UMA LEI. O que existe é apelação da esquerda recalcada que espalha mentiras ou fakes por todas as mídias. Nós, sensatos, precisamos discernir o certo do errado, o justo do injusto e estou me manifestando. Bolsonaro NÃO autorizou a caça no Brasil!
      Caça é problema do LEGISLATIVO e não do EXECUTIVO!

      Resposta
  • 8 de maio de 2019 em 11:00 PM
    Permalink

    Não concordo com a caça de animais. É estupidez, é covardia. Que tal caçar quem gosta de caçar. Os animais tem não são seres desprovidos de sentimento e sensibilidade como os que os caçam.

    Resposta
  • 9 de maio de 2019 em 4:41 PM
    Permalink

    Estou com a atriz, assassinar não pode ser um esporte!!!!! lamentávekl!!!!!

    Resposta
  • 2 de junho de 2019 em 10:18 AM
    Permalink

    Quero saber quantas pessoas aqui não pagam para que outras pessoas matem animais por elas Então sim, se você não é vegano, você é uma dessas pessoas. Você mata animais sim! E todos os animais deveriam ser parte desse manifesto, e não apenas aqueles que você seleciona, ou acha bonitinho, ou coisa do tipo. Logo, para você … deixe de ser hipócrita!

    Resposta
  • 30 de junho de 2019 em 8:52 PM
    Permalink

    Para administrar um país em benefício da população precisa inicialmente ter esta intenção. E ter manifestado isto ao longo da carreira política. Não adianta ter alta formação universitária e não ter inteligência e criatividade para enxergar o melhor modo de fazer as coisas. Também não podemos esperar perfeição dos políticos segundo todos os diferentes pontos de vista de cada cidadão. Temos que contar com o melhor que houver na realidade. Mas o eleitor precisa se informar melhor, ser mais inteligente e responsável. Investigar o passado dos políticos, lendo antigas publicações e comparando com as atuais publicações, Agora um politico que está no poder e que não tem compromisso com o povo, só vai agir nos próprios interesses e nos interesses de seus associados, e nunca a favor dos interesses do povo. Não adianta ficar protestando por cada decreto ou medida que ele tomar. Pois todas serão a favor dos interesses dele e contra o povo.

    Resposta
  • 6 de julho de 2019 em 9:00 AM
    Permalink

    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
    Albert Einstein

    Resposta

Deixe uma resposta