Em setembro, Paris terá um dia sem carro

ruas de paris com ciclistas

O turista que estiver visitando a capital da França no domingo, 27 de setembro, conseguirá tirar fotos memoráveis. Torre Eiffel, Notre Dame, Ópera, Louvre e outros pontos turísticos de uma das mais belas cidades do mundo reinarão nas imagens, já que ao fundo, não haverá um carro sequer. Nenhum, para ser mais exata. É que nesta data acontecerá a “Une Journée Sans Voiture” (Um Dia Sem Carro), uma iniciativa da prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Das 11h às 18h, será proibida a circulação de veículos em cinco áreas da cidade, perímetros urbanos que incluem mais de dez dos chamados arrondissement de Paris (as regiões administrativas), localizados principalmente nas áreas centrais e turísticas.

Neste dia, ciclistas e pedestres poderão aproveitar a cidade livremente, sem poluição e estresse.

Em 2014, em diversas ocasiões, Paris enfrentou sérios problemas devido à poluição do ar. Em março do ano passado, a prefeitura liberou o uso gratuito do transporte público à população para estimular que as pessoas deixassem o carro em casa. Um rodízio também foi implementado para veículos movidos a diesel e gasolina na Grande Paris. Somente ficaram liberados para trafegar carros com motores elétricos ou híbridos.

Anne Hidalgo é uma forte defensora dos meios de transporte mais limpos. Em entrevista ao Journal de Dimanche, já disse que quer ver os veículos a diesel fora das ruas de Paris até 2020. Em sua conta no Twitter, a política postou a mensagem pelo dia sem carro com a hashtag #COP21, em referência à Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a ser realizada na capital francesa, no final deste ano.

imagem do twitter da prefeita de Paris

Estudo divulgado pelo Senado da França revelou que o país gasta cerca de 100 bilhões de euros por ano com problemas causados pela poluição. “Une Journée Sans Voiture” é mais uma mobilização que fortalece a Semana da Mobilidade Europeia, que acontecerá entre 16 a 22/09.


Foto: divulgação Une Journée Sans Voiture

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.