Em São Paulo, poluição mata muito mais que acidentes de trânsito, câncer de mama e Aids


A poluição de São Paulo mata mais que o dobro em acidentes de trânsito (7867), cinco vezes mais que câncer de mama (3620) e quase 6,5 vezes mais que AIDS (2922)!!! Ficar duas horas no meio do trânsito da capital paulistana é o mesmo que fumar um cigarro! Já pensou?

Esses dados alarmantes sobre poluição na cidade de São Paulo estão no estudo divulgado esta semana pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS), que revela, ainda, que, em 2015, a poluição provocou 31 mortes precoces por dia, o que equivale a mais de 11.300 no ano.

O pior é que a população e o poder público não têm noção do que está acontecendo com nossa saúde porque a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 03/1990), que define os padrões de qualidade do ar em todo o território nacional, está mais do que defasada: foi implementada há 27 anos!

Além disso, o estado de São Paulo (e também o do Espírito Santo) não definiram prazos para o cumprimento de todas etapas do processo e empregam parâmetros também defasados. Isso, apesar de terem iniciado um processo progressivo em direção aos padrões recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para o Dr. Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e um dos autores do estudo, “é inaceitável que um problema de saúde pública desta dimensão continue invisível”. E adverte: “O Instituto Saúde e Sustentabilidade propõe a atualização dos padrões de qualidade do ar preconizados pela OMS dentro do menor prazo possível. E, embora não altere a situação do ar, mudar o padrão permitirá entender a real situação para que possamos agir para sanar o problema – como agora, por exemplo, com a revisão dos padrões de qualidade do ar que acontece no Conama e com o edital do transporte público e projetos sobre combustíveis limpos para o transporte público de São Paulo, por exemplo.  Nessas horas, dados corretos podem fazer a diferença em prol de projetos de lei e políticas públicas eficientes”.

Esta é a primeira vez que os dados do Relatório de Qualidade do Ar 2015 da CETESB são analisados. Na verdade, o estudo do ISS fez uma releitura desses dados com base nos padrões de qualidade de ar recomendados pelo Air Quality Guidelines, da OMS. A boa notícia é a rede de monitoramento ambiental de poluição do ar do estado de São Paulo é a melhor e mais precisa da América Latina, portanto garante a precisão do resultado.

Já os coeficientes adotados pela OMS, por sua vez, resultam da análise de centenas de estudos realizados por grupos de pesquisa de várias partes do mundo (incluindo o Brasil), que trouxeram evidências conclusivas relacionando poluição do ar e mortalidade prematura.

Crônica de muitas doenças e mortes anunciadas

A poluição do ar é, comprovadamente, a causa do câncer de pulmão (o mais letal dos tumores) e de bexiga, como também é responsável por doenças cardio e cerebrovasculares, tais como arritmia, infarto do coração e derrame cerebral, e está relacionada à metade dos casos de pneumonia em crianças.

Segundo a OMS, a poluição do ar no mundo causou 8 milhões de mortes precoces em 2015 e, atualmente, é a principal causa de morte por complicações cardiorrespiratórias relacionadas ao meio ambiente.

Mantendo-se os níveis de poluição do ar no estado como hoje, até 2030 teremos 250 mil mortes precoce e 1 milhão de internações hospitalares com dispêndio público de mais de R$ 1,5 bilhão, em valores de 2011.

O mais incrível, neste cenário, é que o Brasil é um dos países que mais estudos científicos desenvolve sobre o tema. No entanto, não tem mecanismos eficientes para controlar o mal que a poluição causa à saúde.

“Com este estudo, o Instituto Saúde e Sustentabilidade quer alertar sobre os riscos da nossa legislação ambiental que aceita, como seguras, concentrações de poluição do ar reconhecidamente lesivas à saúde da população”, alerta a Dra. Evangelina Vormittag, também autora do relatório. “Não é por falta de qualificada pesquisa científica e informação que isso ocorre em nosso país. Estamos entre os seis primeiros países que mais publicam estudos sobre o tema no mundo. Entretanto, não conseguimos estabelecer políticas públicas suficientes, que venham controlar os malefícios ambientais para a saúde humana e a diminuição dos gastos públicos em saúde decorrentes”, acrescenta.

O alerta está feito. Agora, é preciso avançar para liquidar a inércia na solução deste problema tão grave, que só pode ser fruto de interesses escusos.

Foto: Fábio Ikesaki/Pixabay

Um comentário em “Em São Paulo, poluição mata muito mais que acidentes de trânsito, câncer de mama e Aids

  • 20 de outubro de 2017 em 3:17 PM
    Permalink

    GENTE SEM FLORESTA , NÃO TEM CLIMA NÃO TEM CHUVA NÃO TEM AR PURO E NÃO TEM
    ÁGUA. AS ARVORES QUE FORMAM AS FLORESTA É TUDO QUE SE DEVE IMPLANTAR.
    PARA AJUDAR NA SAÚDE RESPIRATÓRIA. O PROJETO AMIGOS DA FLORESTA, VEI JUSTAMENTE INVOCANDO A SOCIEDADE PARA REALIDADE. JÁ ESTAMOS VIVENDO. SÓ
    OS GOVERNANTES NÃO CONSEGUE RESOLVER ESTE PROBLEMA. TEMOS QUE FAZER A
    NOSSA PARTE. VEJAM O LINK http://PROJETOAMIGOSDAFLORESTA.COM.BR/ E FAÇA
    UMA PEQUENA DOAÇÃO. COMO CONTRIBUINTE COM O MEIO AMBIENTE. E NÓS FAREMOS
    UM GRANDE REFLORESTAMENTO.
    GOSTARIA QUE TODOS, NOS AJUDASSEM NA IMPLANTAÇÃO DESTE REFLORESTAMENTO.
    AS FUTURAS GERAÇÕES SERÁ AS MAIS PREJUDICADAS.

    Resposta

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.